Foto: Guga Malheiros
Equipe avalia situação do transporte em busca de melhorias
Para vivenciar os problemas do transporte coletivo e se aproximar do usuário, a equipe da secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fez, na manhã desta quinta-feira (3), o percurso Terminal Lagomar (via Central) até o Terminal Parque de Tubos em um ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT), linha T-111. A nova gestão anuncia melhorias já para este mês e garante que não haverá o reajuste de tarifa previsto para este período.
Além do subsecretário de Transporte, Mauro Farias, e do coordenador geral da pasta, Paulo César Alves, três servidores municipais, fiscais de transporte, integraram o grupo. Dois deles, Elias Daniel Malva, fiscal há 21 anos, e Fátima Toledo, há sete anos, pela primeira vez fizeram esse itinerário.
Segundo o subsecretário, o convite aos fiscais faz parte da política de valorização do servidor municipal, uma das metas da nova gestão. Mauro informou que toda a mudança, que será notada nos primeiros meses de governo, será feita com o aproveitamento da mão de obra técnica dos servidores municipais. Ele salientou que a diferença estará em novas estratégias administrativas. Mauro, que fez boa parte do percurso em pé, ressaltou a obrigação do setor público de cobrar serviços adequados em nome da população.
- A secretaria vai fiscalizar com todo rigor que é possível no que é inerente à frota de ônibus urbanos e também àquelas que fazem fretamento e atuam no transporte escolar. Vamos orientar os responsáveis para adequação à legislação e para o que a segurança no trânsito preconiza. Já tivemos uma sinalização da empresa concessionária que a frota, em breve, será reformulada com ônibus modernos que devem entrar em circulação ainda em janeiro. Essa é uma de nossas exigências e teremos rigor quanto à cobrança, disse.
Mauro ressaltou a importância do subsídio da prefeitura ao transporte coletivo urbano. Ele disse que o reajuste das passagens somente será feito depois de avaliação do serviço prestado e caso haja melhorias que justifiquem um novo valor da tarifa. Além desse estudo, outro está sendo feito sobre a utilização de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conhecido como Metrô Macaé, como mais uma alternativa para o usuário. Para o subsecretário, a viabilidade desse sistema será analisada considerando o investimento público já feito no VLT.
Também ações da Subsecretaria de Trânsito vão colaborar para melhor fluidez nas vias urbanas, tornando mais eficiente o transporte coletivo. Essas alterações acontecerão ainda nos primeiros meses da atual administração.
Usuários do T-111, que partiu às 7h20 do Terminal Lagomar, relataram durante o percurso as necessidades da linha, que tem tempo ideal de 1h20.
Jacinta dos Santos, que trabalha como porteira, no bairro Cavaleiros, considera que os horários dos ônibus precisam ser respeitados, principalmente nos finais de semana “Com certeza, a presença da equipe da secretaria no ônibus pode fazer diferença. Tenho esperança que o serviço melhore”, disse.
Já o usuário, José João dos Santos, que também faz constantemente esse percurso, destacou os problemas para retorno ao Lagomar após as 17h.
- Cheguei a gastar mais de três horas de viagem devido à demora dos ônibus e do número reduzido. Saí às 16h30 da firma e cheguei 20h em casa, porque são poucos ônibus e saem superlotados. Eles também não estão em bom estado. É bom saber que o subsecretário está conosco. Vamos observar o trabalho dele com a esperança de que o transporte público melhore, declarou.
Também a cozinheira Alcione Santos, que trabalha no Centro e viajava em pé, confirmou: “A volta do trabalho é pior, por volta das 17h, porque os ônibus passam lotados e geralmente não param. Estamos dando um crédito à nova equipe. É preciso depositar confiança e esperar que haja mudança”.