Monitores e oficineiros iniciam atividades na rede municipal de ensino

22/02/2011 16:56:30 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Alunos das 37 escolas que funcionam em tempo integral já estão contando com as atividades extra-curriculares

Os alunos das 37 escolas do município que funcionam em tempo integral já estão contando com as atividades extra-curriculares promovidas pelos oficineiros e monitores. Eles foram selecionados por meio de um edital divulgado no mês de dezembro deste ano e atuam no contraturno (horário de atividades extracurriculares). Ao todo, foram selecionados 150 profissionais em 10 diferentes áreas.

Eles atuam nas áreas de Artes Plásticas, Artesanato, Áudio Visual, Dança Capoeira, Estudo Dirigido, Música, Fotografia, Meio Ambiente Saúde e Teatro. Já os coordenadores, coreógrafos e instrutores de bandas escolares foram avaliados pela titulação e experiência comprovada e específica na área.

Segundo o secretário de Educação Guto Garcia, a presença do monitor na rede municipal de educação tem sido umas das importantes ações desenvolvidas pela prefeitura de Macaé.

- O Programa de Educação Integral é uma iniciativa do Governo Federal e está sendo aplicado com resultados positivos aos alunos da rede básica de ensino de Macaé. A implantação de uma concepção de tempo integral não é apenas a permanência do alunos na unidade escolar durante todo o dia, mas, a realização de atividades que reforcem e favoreçam a aprendizagem do aluno. Oferecemos atividades alternativas, com foco na cultura, esporte, lazer, geração de renda e formação da cidadania, declarou.

A Subsecretária de Educação para a Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Conceição de Maria, destacou o diferencial que esses educadores possuem nas escolas de horário integral realizando suas atividades no contraturno. O objetivo é desenvolver as atividades com foco nas aptidões, habilidades e competência dos alunos em áreas chaves para seu bom desempenho no futuro.

- Tudo isso é importante para levá-los a dar continuidade aos seus talentos, para mais tarde inseri-los no Ensino Superior. Com a inserção dos monitores e oficineiros nas unidades estamos priorizando a formação integral da pessoa na qualidade de aluno, desde pequeno até a idade adulta, disse a subsecretária.