É meta da secretaria de Meio Ambiente (Semma) aproximar ainda mais os serviços públicos ambientais aos cidadãos macaenses moradores do distrito do Sana e adjacências. O projeto que será executado ainda este ano deve começar com a revitalização do prédio onde será instalada a sede serrana da Semma.
Na visita que fez à casa, que servia de apoio ao antigo camping Bambuzal e que fica localizada na trilha das cachoeiras, bem próximo do Córrego Peito de Pombo (afluente do Rio Sana), o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, acompanhado da coordenadora das Unidades de Conservação, Nara Martins, se reuniu com o secretário do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa), Márcio Nascimento, para delinearem numa reunião de trabalho, o projeto que transforma aquele local num centro administrativo rural da Semma.
Durante o encontro foram discutidas ações e a implantação de um kit completo de lixeiras para a seleção dos resíduos sólidos, de forma a educar os frequentadores quanto ao hábito ambiental da reciclagem; a instalação de uma iluminação em toda a área e de rede de esgoto, entre outras, como forma de otimizar a nova sede da Semma.
- Vamos aproveitar o projeto de revitalização da casa feito pelo Márcio, para instaurarmos aqui os serviços ambientais mais próximos do público. Já adquirimos os móveis para a nossa sede serrana do Sana e estamos buscando a parceria de outros órgãos da administração Riverton Mussi, como a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e a Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi) para a instalação da rede de esgoto e de iluminação – revelou, completando que a meta é fazer com que o cidadão da área rural possa usufruir dos serviços que a secretaria oferece como a preservação do ambiente natural, da fauna, da flora, do combate à poluição e outros que promovem o equilíbrio dos ecossistemas.
Ele informou que além dos serviços ambientais a nova sede vai abrigar também em salas específicas o Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa) e a Organização Não-Governamental (Ong) Pequena Semente.
Alojamento – Depois da revitalização do prédio onde funcionará a sede rural da Semma e da área de lazer o projeto será complementado pela instalação de um alojamento.
- O alojamento vai possibilitar a estadia de estudantes e pesquisadores em suas teses de mestrado e doutorado sobre os sistemas bióticos (fauna, flora) e abióticos (minerais, clima) – assegurou Márcio.
Distrito do Sana - O Sana possui aproximadamente 2,5 mil moradores e é o sexto distrito de Macaé. Possui cerca de 800 residências, das quais 300 estão no Arraial do Sana. O ecoturismo é a base da economia, junto com a agricultura. Mas, o maior desafio para o Sana é desenvolver o turismo sustentável, respeitando o meio ambiente, sua maior riqueza.
APA do Sana - A Área de Preservação Ambiental do Sana foi criada em 2001, pela Lei Municipal 2172 e teve como objetivos promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, além de preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, como as elevações rochosas, cachoeiras e vegetação e ordenar o processo de ocupação. É uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais e engloba toda a extensão do distrito, um total de 11,6 mil hectares.