Moradores conhecem projeto de esgotamento sanitário do Mirante da Lagoa

24/09/2013 15:27:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Os moradores do Mirante da Lagoa conheceram, nesta terça-feira (24), o projeto executivo do sistema de coleta e tratamento de esgoto que começa a ser implantado no bairro. Reunidos na associação de moradores (Amola), assistiram à apresentação do projeto, desde a etapa de cadastramento da rede atual, finalizada em março deste ano, até a execução das obras, prevista para começar nos próximos dias.

O trabalho inicial foi fundamental para o planejamento do sistema. Foram verificados se a rede existente está dimensionada conforme a norma NBR 9649 – Execução de Sistemas Públicos de Esgoto Sanitário; o estado de conservação e o diâmetro das tubulações; o traçado e a profundidade da rede de todos os PVs (Posto de Visita); o sentido do fluxo; as interligações de água pluvial na rede de esgoto e outros aspectos relevantes para o sistema. A partir deste levantamento foi desenvolvido o projeto que vai atender ao subsistema Mutum, abrangendo, além do Mirante, Moradas das Garças, São Marcos e Jardim Guanabara.

O diretor presidente da Esane, Marcos Muffareg, acredita que esse será o segundo grande passo para a despoluição completa da Lagoa de Imboassica, preservando esse rico manancial do município. "O primeiro foi a recuperação da atual Estação de Tratamento de Esgoto do Mutum. Com a implantação do restante das redes de esgotamento sanitário e a ampliação da ETE Mutum, em janeiro de 2014, a população vai sentir a melhora das condições da Lagoa", destacou.

Segundo a empresa responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em Macaé, parte da rede existente não poderá ser aproveitada por estar fora das normas técnicas, seja em relação à declividade mínima para o fluxo do esgoto ou o recobrimento asfáltico, que poderá expor a tubulação a rompimentos mediante tráfego pesado.