Moradores solicitam melhorias e prefeitura atende

04/04/2006 17:33:33 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Equipe da Secretaria de Obras de Macaé (Semob), visitou, na manhã desta terça-feira, 4, algumas ruas da Barra de Macaé e Nova Holanda, para conversar com moradores que solicitaram melhorias para suas ruas. Da Semob, esteve nas comunidades, para ver de perto o problema, o assessor Marcelo Mussi.

Na Nova Holanda, a Semob vai atender a cerca de 60 pessoas residentes em 13 casas na Vila 186, paralela à principal rua da localidade, Avenida Aurélio Cristiano da Silva. A secretaria vai construir redes de esgoto e pluvial, além de calçar com paralelepípedos a pequena vila, para evitar os constantes alagamentos no local quando chove mais forte.

A prefeitura de Macaé já iniciou o estudo topográfico e cadastramento para construir novas redes de esgoto e pluvial na Nova Holanda e Fronteira, para melhorar o escoamento das águas pluviais e do esgoto desses bairros, que vêm apresentando crescimento acentuado nos últimos anos. Sobre a Vila 186, Marcelo Mussi informou aos moradores que o secretário de Obras, Tadeu Campos, determinou que a reivindicação dos que residem ali seja atendida nos próximos dias.

- A rua é pequena e as obras podem ser iniciadas logo, por nossa equipe de manutenção. Vamos construir as novas redes e calçar a rua com paralelepípedos, o que facilita a absorção das águas de chuva – disse o assessor Marcelo Mussi, .

Segundo a moradora Ana Rodrigues, residente há 14 anos na vila, esta solicitação já foi feita anteriormente. “Aqui residem várias famílias e, quando chove, temos dificuldades até para sair de casa, porque a rua fica cheia de lama e água e muitas vezes o esgoto também volta para dentro das casas. Estamos satisfeitos por saber que a prefeitura vai nos atender nesta reivindicação, que é antiga”, comentou a moradora.

Continuando o contato com moradores que têm solicitações feitas à Semob, a equipe conversou com moradores da parte baixa da Rua Luiz Lírio, na Barra de Macaé. Segundo eles, a rua fica também coberta por água e esgoto quando chove mais forte.

A Semob identificou o problema: esta rua é paralela à Luiz Lírio, que é asfaltada , o que impermeabiliza o solo e dificulta a drenagem das águas pluviais. Como a rua fica numa cota mais baixa, a água que acumula na Luiz Lírio enche a rua mais baixa, causando os alagamentos.

Para atender os moradores nesta reivindicação, a secretaria de Obras informou que a Barra de Macaé também está incluída no estudo topográfico da Semob, visando separar as redes de esgoto e pluvial, para melhorar o escoamento das águas e que a solicitação também será atendida, tão logo sejam concluídos os estudos topográficos da região, que serão iniciados ainda esta semana. As melhorias foram também atenderam a pedidos do vereador Luiz Fernando (PPS), autor das indicações na Câmara Municipal solicitando as obras.