
Também o artesanato das famílias empreendedoras será exposto
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) de Macaé prepara a Mostra de Arte e Graffiti ‘Primeiro Passo’, aberta ao público, para o próximo dia 4 (quinta-feira), das 10h às 16h. A unidade, vinculada à Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, fica localizada na Rua da Igualdade, 71, atrás do Paço Municipal. Telas, desenhos e ecobags pintadas pelos adolescentes usuários dos serviços do Capsi, além do artesanato produzido por famílias empreendedoras integram a mostra.
Esta será a primeira edição do projeto que tem o objetivo de dar visibilidade ao talento, a criatividade e a sensibilidade dos adolescentes, fortalecendo a autoestima e autonomia. A meta é a construção de uma rede de apoio para aproximar as famílias, promover a inclusão e a participação social. Além de uma ocasião de celebração de processos coletivos de cuidado, a proposta é gerar renda, tanto para os adolescentes, quanto para os seus responsáveis empreendedores.
O tema da mostra é livre. Os técnicos do espaço frisam que a inspiração para os trabalhos nasce do que cada usuário traz em sua subjetividade, suas histórias, memórias, dores e potências. Nove adolescentes, entre 10 a 16 anos de idade, exporão suas obras. Eles explicam que o tema predominante é a expressão do sofrimento psíquico a partir do olhar singular de cada criança e adolescente. O grafite, enquanto linguagem artística urbana, funciona como dispositivo de cuidado, permitindo que cada um encontre sua própria forma de dizer, sentir e se apresentar.
O objetivo do trabalho da equipe é proporcionar a escuta sensível de cada sujeito e de seus processos e acolher emoções que emergem durante a criação. Isso porque a construção de narrativas visuais possibilita ressignificar experiências e a expressão livre, onde cor, traço e forma são ferramentas de cuidado. Nos espaços terapêuticos do Capsi são atendidos crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade em intenso sofrimento psíquico. O serviço é de portas abertas, não sendo necessário encaminhamento, conforme estabelecido pelas portarias vigentes do Ministério da Saúde. Basta comparecer à unidade durante o horário de funcionamento, das 8h às 17h.