Foto: Divulgação
Palestra aconteceu nesta quarta-feira (11)
As Mulheres da paz participaram nesta quarta-feira (11) de uma palestra sobre a “Importância do Exame Preventivo”, ministrada pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Praia Campista, Dulce Mara Rodrigues. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio do gabinete da vice-prefeita Marilena Garcia, que foi fundadora e presidente da União Nacional de Combate ao Câncer de Mama (Unamama) e Coordenadora do Programa Viva Mulher no Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A enfermeira Dulce Rodrigues esclareceu pontos importantes de como é feito o procedimento do exame. De acordo com ela, no ato do exame Papanicolau (Preventivo) a paciente não deve sentir dor.
- Quando a enfermeira ou médico colhe o material do útero para fazer o exame, aproveita a oportunidade para examinar as mamas e se tiver alguma alteração, como clamídia, HPTV, úlceras e herpes genitais, nós encaminhamos a paciente para realizar um exame mais específico, acrescentou.
O exame preventivo conhecido também como Papanicolau tem o objetivo de verificar as alterações nas células cervicais. Estas alterações podem se transformar em um câncer.
No entanto, é imprescindível que a mulher retorne à unidade de saúde para buscar o exame. Somente através dele, é que se pode confirmar ou não se existe algum problema para dar continuidade à assistência médica, enfatizou.
A enfermeira disse ainda que quando é constatada uma alteração mais grave, o médico encaminha a paciente para realizar um exame de ultrassonografia.
A Mulher da Paz, Ana Cristina Fernandes, disse que gostou muito da palestra, pois, através dela, pode tirar muitas dúvidas que possuía, principalmente sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
- Aprendi muito e achei importante saber quais são os materiais utilizados durante o exame preventivo. E o que aprendi aqui pretendo passar para outras mulheres sobre a importância do Papanicolau, conclui.
A supervisora do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) de Macaé, que coordena o projeto Mulheres da Paz, Roberta Paes Parente, diz que o objetivo da palestra sobre a Importância do Exame Preventivo é promover uma formação continuada.
- A palestra é importante para capacitá-las sobre o assunto e torná-las multiplicadoras. Além disso, queremos promover ações para que na prática elas possam utilizar tudo que aprenderam durante a palestra ou outras capacitações que pretendemos oferecer ao longo deste ano, informou.