“Mulheres negras em perspectiva...” será lançado em Macaé

06/03/2023 10:52:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Divulgação

Evento será dia 8 de março, no Auditório Cláudio Ulpiano no Bloco A, da Cidade Universitária, às 18h

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será lançado em Macaé o Livro “Mulheres negras em perspectiva: Identidades e experiências de escravidão e liberdade no espaço atlântico (séculos XVII-XIX)” da editora Cantagalo, em parceria com a Editora UEFS, organizado por Sheila de Castro Faria e Adriana Dantas Reis. O evento será na quarta-feira (8), no Auditório Cláudio Ulpiano, no Bloco A, da Cidade Universitária, às 18h, a convite da direção da Faculdade Municipal de Macaé Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS.

A partir do trabalho de historiadores, o livro traz uma visão plural e diversa de trajetórias de mulheres negras em tempos de escravidão e de conquista da liberdade, com caminhos que passam pelo continente africano, circulam pelo Oceano Atlântico e transitam por diferentes partes do Brasil. Suas ideias, suas dores, as estratégias que criam, sua inquietude e as relações que estabelecem em sociedades que, em geral, lhes são hostis, revelam o quanto lutaram para sobreviver e ampliar espaços de liberdade e direitos.

Sheila de Castro Faria, uma das autoras do livro, é professora aposentada de História da UFF, especializada em História do Brasil colonial e imperial, com enfoque na escravidão. Sheila de Castro conta que o livro já foi lançado online em Cantagalo/ RJ, e poder lançá-lo é uma honra.


“O mais importante sobre a obra é a visibilidade que mulheres negras passaram a ter na pesquisa histórica, resgatando suas diversas trajetórias de vida em uma sociedade de domínio patriarcal, misógino e racista. A coletânea conta com pesquisadores, doutores e mestres, demonstrando a amplitude dos interesses de acadêmicos atuais, cujos resultados desse esforço de pesquisa precisam alcançar um público mais amplo”, disse.

Zoraia Bráz, Secretária Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é uma das convidadas para este evento e fala da importância da obra. “O lançamento deste livro abre espaço para refletirmos a respeito das conquistas e avanços de mulheres negras desde os tempos da escravidão até os dias de hoje e da necessidade de lutarmos pelas conquistas e garantias de direitos e de espaços de liberdade”.