Mulheres no Audiovisual: curso é lançado com palestra sobre roteiro

01/11/2023 11:30:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Moisés Bruno

O objetivo é valorizar o olhar da mulher sobre a condição feminina

Um projeto de empoderamento que busca valorizar o olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina. Esse é o objetivo do curso “Mulheres no Audiovisual”, lançado na noite de terça-feira (31) na Secretaria de Políticas para as Mulheres, com uma palestra sobre roteiro.


O projeto é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com patrocínio da Lei Rouanet e da empresa Air Liquide, executado pela Numen Produtora. Por meio de cursos de produção de vídeos exclusivos para mulheres, com idade a partir de 17 anos, pretende dar espaço à visão das participantes sobre as diferentes representações da mulher na sociedade atual.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora de História do Colégio de Aplicação de Macaé (CAp), escritora e roteirista, Daiana de Souza, que falou sobre a experiência como autora e com roteiros. Ela acaba de lançar “Jornal dos Tigres (Editora Malê)”, livro infantil que conta a história de um menino que junto com sua família descobre quem foi José do Patrocínio.


“Desde muito nova tenho esse gosto por escrever. Claro que a nossa primeira referência são as novelas da Globo, mas ao longo do caminho descobri que o audiovisual é múltiplo, feito por diferentes profissões. Escrever roteiros é uma dessas possibilidades”, destacou Daiana de Souza.



A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Raquel Duarte, lembrou que dados sobre a produção audiovisual no Brasil apontam que menos de 20% dos filmes produzidos no país são feitos por mulheres.


“É um mercado ainda dominado por homens, mas precisamos ampliar, cada vez mais, a discussão sobre desigualdade de gênero nesse e em tantos outros cenários. Por isso, sempre apoiamos ações que incluam mulheres e contribuam na nossa luta por mais oportunidades”, aponta a coordenadora.



A oficina de produção de vídeos começa na próxima semana, do dia 06 ao dia 17 de novembro e ainda há vagas abertas. A inscrição pode ser feita através de link disponível no perfil da Secretaria de Políticas para as Mulheres no instagram (@secretariadamulhermacae). Ao final dos cursos, será produzido um evento público e gratuito de exibição dos trabalhos desenvolvidos pelas alunas.


Fotos Relacionadas