logo

Município avança com projeto Planejando Macaé

21/01/2011 15:51:51 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

Desenvolvimento humanizado, com propostas urbanas estruturantes, é a diretriz do projeto

A elaboração do projeto “Planejando Macaé” avança com reuniões técnicas entre a equipe Técnica Municipal e o grupo de consultores do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Após a elaboração do reconhecimento do território e do conhecimento da realidade, foram apresentadas diretrizes preliminares de estruturação urbana que estão sendo discutidas entre as equipes. O objetivo é promover o desenvolvimento humanizado a partir de um planejamento urbano sustentável, levando em conta os desafios do crescimento constante da cidade e diante das descobertas do pré-sal

- O pré-sal abre novas perspectivas para Macaé, que completará 200 anos em 2013. Estamos discutindo o presente e o futuro do município, que deve estar estruturalmente bem preparado para receber novos investimentos, tanto do ponto de vista do planejamento urbano, quanto da promoção social do cidadão – informou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.

Para o secretário de Governo e coordenador Geral do Projeto Planejando Macaé, André Braga, o planejamento estratégico urbano de um município como Macaé, consolidado como capital nacional do petróleo ajuda, inclusive, na construção de um país democrático e mais igualitário.

- Estamos vivendo uma nova etapa da administração pública de Macaé, com o objetivo claro de desenvolver um município humanitário e com qualidade de vida. Esse é um momento histórico onde as secretarias municipais discutem os projetos em andamento ou previstos no plano de governo do prefeito Riverton com a equipe do urbanista para podermos planejar uma cidade mais justa e com ênfase nas principais demandas do município que são as questões da drenagem e mobilidade urbana”, explicou Braga.

O urbanista Jaime Lerner é o único brasileiro a aparecer na lista dos 25 pensadores mais influentes do mundo segundo a revista “Time”.

- É uma honra e uma responsabilidade grande trabalhar aqui. As respostas para os problemas da cidade apontam por soluções como de mobilidade e sustentabilidade. Agora, o sonho de Macaé passa a ser um sonho coletivo. A nossa participação visa provocar ideias com os arquitetos daqui, lideranças locais e população para a melhoria da cidade. Ninguém realiza um projeto individual. É um conjunto de ideias que a gente ajuda a acontecer – ressaltou o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner.

Encontros técnicos

Uma equipe Técnica Municipal foi formada para acompanhar o andamento do Planejando Macaé, fornecendo dados sobre projetos em andamento ou previstos para serem implementados. A equipe da prefeitura é formada por representantes de diversas secretarias municipais envolvidas com o tema e coordenada pelas secretarias de Governo e Planejamento.

Com esses dados e o diagnóstico da cidade, elaborado pela equipe de consultores do escritório do urbanista Jaime Lerner, estão sendo realizados diversos Encontros Técnicos para a discussão dos principais temas. Nesta semana foram realizadas duas reuniões setoriais, com a participação da secretaria de Governo, Planejamento, Câmara Permanente de Gestão (CPG), Meio Ambiente, Obras, Saneamento, Habitação, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, entre outros.

- A proposta é promover um desenvolvimento urbano sustentável, ordenado e voltado para o bem estar da população de Macaé, em parceria entre as secretarias municipais e o escritório do arquiteto. O governo municipal tem como objetivo buscar soluções para o sistema viário, zoneamento urbano e a infraestrutura nos bairros e região central, entre outras coisas -, informou o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.

O projeto Planejando Macaé foi lançado pelo prefeito Riverton Mussi, no dia 16 de julho de 2010, e tem como principal objetivo a execução de um plano ordenado para o município, que hoje tem um crescimento 600% maior do que há 20 anos em função do Arranjo Produtivo Local de petróleo e gás. O projeto será concluído em abril deste ano.

Situações atípicas já foram identificadas pela equipe do arquiteto em relação à Mobilidade Urbana, como o fluxo de 107 mil passageiros por dia no sistema de transporte coletivo, número altíssimo para o tamanho da cidade e que supera a média nacional.

- A primeira “acupuntura” efetiva está acontecendo dentro da própria administração pública, através do Programa Planejando Macaé, onde estamos desenvolvendo uma comunicação técnica integrada de todos os projetos do município. Esta construção de planejamento funciona bem quando temos o alinhamento das informações e, juntos, trabalhamos as questões técnicas da prefeitura -, disse o Gerente do Programa Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior.

A integração das equipes tem sido um fator positivo no desenvolvimento dos trabalhos. "Estamos trabalhando em propostas para serem aplicadas pela atual administração e para as futuras administrações", completa Fernando Amorim.

Os resultados do Programa serão obtidos a partir do entendimento das intervenções urbanas necessárias e dos projetos estruturais urbanos apropriados à realidade do município. As propostas, chamadas Projetos Urbanos Estratégicos ou Acupunturas Urbanas, estão sendo debatidas nas reuniões técnicas.

Entre esses projetos estão saneamento e macrodrenagem, reforma do Mercado de Peixe, requalificação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) para Boulevard privilegiando os pedestres, Plataforma Cultural, consolidação do Veículo Leve sobre Trilho – VLT-Metrô Macaé, áreas de interesse ambiental no município, entre outros. O objetivo é criar identidades para os projetos urbanos que atuarão como módulos estratégicos para o planejamento da cidade.

- Este é um marco histórico para o futuro da cidade. Tudo vem sendo desenvolvido a partir da reunião de propostas em associação aos Planos, Códigos e outros instrumentos públicos. Estamos trabalhando com ações pontuais, que objetivam melhorar a qualidade de vida numa cidade impactada pelo crescimento dos últimos anos, como também planejar o município para os próximos 30 anos, devido à demanda que a cidade sofrerá por conta do Pré Sal, disse o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos.

Jaime Lerner - Em urbanismo, Jaime Lerner desenvolveu planos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria em Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seul (Coreia do Sul) e é consultor das Nações Unidas para Assuntos Urbanos.

Em 2002 foi eleito, para um mandato de três anos, presidente da União Internacional de Arquitetos, onde tem como principal plataforma o programa “Celebração das Cidades”, que convoca todas as nações e culturas do planeta à proposição de soluções para as suas cidades.

Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba (1971-75; 1979-83; 1989-92), Lerner liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, em meio ambiente, em programas sociais e em projetos urbanísticos.


Fotos Relacionadas