Município mantém atração de investimentos

07/04/2015 11:29:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Novo Cavaleiros é centro de negócios internacionais

Em Macaé há dez anos, a Oil States Industries do Brasil está ampliando seu espaço físico no município. A empresa ocupa, atualmente, uma planta no bairro Cavaleiros e adquiriu, em 2013, uma área de 70 mil metros quadrados na Linha Azul. O projeto para instalação da unidade está em fase de aprovação pela secretaria de Obras e será executado em duas fases. O investimento é da ordem de U$ 20 milhões e a expectativa é de gerar cem empregos diretos e 50 indiretos.

- A empresa acredita que essas 'ondas' de crise vêm e vão. Os investimentos são feitos de forma mais cautelosa e, por isso, esse projeto de Macaé será feito em duas fases. Estamos na fase inicial. Quando começar a crescer, complementamos a construção - explica o diretor da Oil States no Brasil, Marcio Robles.

De acordo com Robles, a expectativa é que a licença para a construção saia até o final de abril e, em junho, comece a obra. "A construção de uma planta tem visão de longo prazo. A expectativa é que o cenário do setor de petróleo comece a melhorar em três anos. Neste momento é preciso focar no fluxo de caixa", pontua.

A Oil States Industries do Brasil está baseada em Arlington, no Texas, e fornece mundialmente há mais de 70 anos, uma vasta gama de produtos e serviços para o setor de Petróleo & Gás. A empresa americana também investe U$ 70 milhões na construção de uma fábrica de produção de equipamentos usados nas atividades de exploração de óleo e gás no Distrito Industrial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.

De acordo com o gerente de projetos da Oil States, José Mauro Costa, a empresa atua na área de serviços de reparo de equipamentos subsea, numa base pequena nos Cavaleiros, em Macaé. "O objetivo ao adquirir a área na Linha Azul é ter uma melhor infraestrutura, além de estar mais perto do caminho do porto e sair de um local muito concentrado, como é o Cavaleiros. Isso facilitará a logística, já que operamos com carretas de 23 metros", detalha. A unidade na Linha Azul atuará no reparo de risers (tubos de conexão aos poços de petróleo).

Prefeitura incentiva atração e retenção de investimentos

A secretaria Desenvolvimento Econômico e Tecnológico tem se colocado como interlocutor junto às empresas instaladas em Macaé, fomentando o crescimento do município. Para isso, realiza visitas individuais a cada empresa, e se coloca como ponto único de contato dentro da administração municipal, de forma a agilizar e padronizar os processos de licenciamento e solução de demandas condominiais (fornecimento de água, energia, segurança).

- Esse é um novo modelo de relacionamento junto às indústrias do setor de óleo e gás de Macaé, de modo a identificar e diagnosticar as principais demandas do setor - explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães.

Outro ponto que faz parte da política de governo da atual gestão é quanto à questão de logística no município. Para isso, a administração pública duplicou em vários pontos do perímetro urbano a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), concluiu a Rodovia Norte-Sul, está construindo a Norte Sul II (MC-88) e licitará, este mês, a obra para construção da Estrada de Santa Tereza.