logo

Museólogo: profissional já atua no Solar dos Mellos

30/08/2012 11:57:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Guga Malheiros

Pouca gente sabe, mas a Prefeitura de Macaé tem a seu serviço o trabalho de um museólogo. Trata-se do jovem Newton Fabiano Soares, de 28 anos, que começou a trabalhar na Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura (Solar dos Mellos), neste mês de agosto.

Ele conta que seu grande desafio em Macaé é lutar contra o fato de que a cultura e a memória na cidade estão sendo prejudicadas devido ao grande e rápido crescimento impactante e à especulação imobiliária.

- O crescimento é importante para a esfera econômica, mas acaba sendo negativo para o setor cultural. Como exemplo, cito a casa do ex-presidente Washington Luis que está em estado deplorável e outras casas no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, modificadas pela especulação imobiliária, conta Fabiano.

Ele explica que o termo museologia significa o estudo do fenômeno museu, mas ela trabalha além. Trata da relação entre o homem e o patrimônio em um determinado espaço, podendo concentrar seus esforços tanto para o patrimônio material (prédios, objetos) quanto imaterial (saberes, celebrações, lendas).

“O museu é um dos espaços onde esses patrimônios podem ser trabalhados”, afirma, acrescentando que Macaé tem uma memória, desfruta de personagens históricos, dispõe de cultura significativa para ser preservada. A cidade reúne, na opinião de Fabiano, diferentes grupos culturais que precisam de atenção especial da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, da Fundação Macaé de Cultura.

Solar dos Mellos

Fabiano diz que o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé – foi criado em lei, mas precisa ser estruturado, com estatuto, regimento interno e plano museológico. “Meu primeiro trabalho será, através de reuniões com a equipe da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, promover o estatuto e o regimento interno para o funcionamento efetivo do museu”, comenta o museólogo.

Para isso, diz ele, serão necessárias reuniões abertas com a sociedade macaense para que a população possa participar democraticamente, definindo por meio de debates a função, o objetivo e o papel a ser desenvolvido no museu.

Museologia

A Museologia é a área do conhecimento que estuda o fenômeno Museu e suas relações com o real - a partir das interações entre homem, cultura e natureza, no âmbito dos diferentes sistemas de pensamento.

Situada no campo das ciências humanas, faz interface permanente com as demais ciências deste campo, e também com a Filosofia, a História da Arte, as Ciências Naturais e Biológicas e as Ciências Exatas.

A profissão de Museólogo, no Brasil, é regulamentada por Lei desde 1984 e tem seus direitos garantidos através dos Conselhos Regionais (COREMs) e do Conselho Federal de Museologia (COFEM). Fabiano faz parte do Corem, 2ª Região.


Fotos Relacionadas