Foi considerado um sucesso o terceiro Mutirão de Cirurgia Pediátrica, realizado no último sábado no Hospital Público Municipal de Macaé. O evento faz parte do Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, movimento da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, que já está no sexto ano consecutivo.
A equipe de 50 profissionais coordenada pelo cirurgião pediátrico, Irnak Marcelo, realizou 22 cirurgias em crianças com idade até 12 anos. Segundo ele, ainda no sábado, 21 crianças receberam alta. Apenas um paciente foi liberado no domingo por se tratar de uma cirurgia delicada.
Irnak lembra que as crianças devem retornar ao hospital após sete e 15 dias a cirurgia para retirada dos pontos e revisão.
- Todas as crianças tiveram um bom pós-operatório, por isso puderam retornar para casa no mesmo dia, disse acrescentando que mais uma vez o mutirão superou a expectativa da equipe e foi um sucesso.
As crianças foram internadas na tarde de sexta-feira, onde foram recebidas na unidade com recreação, oficinas e contação de história.
Este ano, além do HPM, participaram desta ação outros 34 hospitais por todo o país. O Mutirão Cirúrgico é realizado no mesmo dia em todo o país e todas as crianças foram encaminhadas pela rede de saúde pública dos municípios.