logo

Mutirão de combate à evasão escolar segue na rede municipal

26/05/2015 15:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

O envolvimento da família no dia a dia escolar é foco da iniciativa

Combater faltas e evasão escolar são o objetivo do mutirão que segue nesta terça-feira (26), no Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra). A ação conta com atendimento aos pais e responsáveis dos alunos infrequentes da escola e das unidades municipais Wolfango Ferreira, Samuel Brust e Renato Martins. A iniciativa busca orientar sobre a importância da permanência na escola.

As equipes de serviço social do setor de programas e projetos assistenciais da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, do Bolsa Família e do Conselho Escolar da secretaria de Educação seguem um cronograma específico com atendimento aos polos administrativos. Na quarta-feira (27), o mutirão acontece na Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, na Serra.

O trabalho enfoca a importância da frequência escolar, favorece a integração dos pais e incentiva o interesse na educação. Para convocar as famílias, foi encaminhada notificação aos pais dos alunos considerados infrequentes neste primeiro bimestre letivo. É considerada evasão, o aluno ter cinco faltas consecutivas ou dez alternadas. A maior parte foi referente à doença sem atestado médico e mudança de escola.

Na segunda-feira (25), primeiro dia do mutirão, pais e responsáveis participaram de dinâmicas, assistiram as palestras “A importância do Conselho Escolar” e “Escolarização x Família”, receberam dicas quanto ao Bolsa Família e o risco da suspensão do benefício, em virtude da falta dos alunos. Na oportunidade, as representantes do Conselho Escolar receberam cartilhas sobre a importância da visita dos pais aos alunos, diálogo com professores, participação no projeto político-pedagógico da escola e no curso para conselheiros escolar. Houve diálogo com os pais que justificaram as faltas.

Além das dicas da equipe, a diarista Vilma da Silva, moradora da Piracema, recebeu encaminhamento para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Fui surpreendida. Minhas filhas, alunas do Colégio Municipal Samuel Brust, estão faltosas. Faço questão de acompanhar a vida delas que nunca foram reprovadas. Não posso admitir as faltas. Matriculada na EJA, poderei concluir meus estudos e ajudar minhas filhas nas tarefas da escola”, disse.

Também interessada no dia a dia dos filhos, a auxiliar de cozinha Gisele Lima aprovou o mutirão. Natural de São Gonçalo, contou que a falta dos filhos na escola é por causa da doença do filho de 12 anos que está internado em Niterói. “Estou angustiada com esta situação. Quero ver a melhora da saúde do meu menino para tudo voltar ao normal. O mutirão foi válido, conversei com a equipe e recebi encaminhamento para inscrição deles em cursos e atendimento no Centro de Referência do Adolescente”, elogiou.

- Registramos que as crianças e adolescentes fora do ambiente escolar ficam mais vulneráveis e perdem oportunidades. É na escola que o aluno aprende o valor das regras do dia a dia”, assinalou a coordenadora do Serviço Social, Josemarlem Gonçalves.

A diretora do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, Eliane Araújo, afirmou que o mutirão gera resultados positivos. “Temos mais de 1.200 alunos. Ano passado, 80% dos pais convocados mostraram empenho, regularizando a frequência”. Ela lembrou que a unidade promove encontros específicos e programações voltadas à integração da família, como o Dia da Família na Escola.

Na quinta-feira (28), o mutirão será no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga. Dias 1 e 2 de junho, no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. Dia 3, Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval. Dias 8 e 9, Colégio Municipal Interagir. Dia 10, no Colégio Municipal Aroeira e nos dias 15 e 16, na Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.