Foto: Moisés Bruno
Desde julho do ano passado, a terapeuta Maria Elaine Moura Resende aguardava providências da prefeitura para retirada de lixo e entulho do muro de sua clínica no bairro Visconde de Araújo. Nesta quarta-feira (9), ela foi surpreendida pela equipe do mutirão de limpeza da prefeitura, que atendeu sua antiga reivindicação, e também pela visita do ouvidor geral, que busca estreitar o contato do governo municipal com a população.
Na tarde terça-feira(8) Maria Elaine, entrou em contato com a Ouvidoria da prefeitura e relatou o seu problema. Em menos de 24h, ela recebeu a visita de uma equipe da Ouvidoria, que buscavam conhecer de perto sua solicitação. A retirada do lixo da esquina da avenida Antônio Benjamim Curvelo de Souza e rua Sizenando de Souza, na altura do número 307, já havia sido feita. O monte já ultrapassava um metro de altura.
- Sentia-me desrespeitada. Fora isso, essa situação acabava denegrindo a imagem da clínica de saúde. Além do mau cheiro e dos insetos, outro problema era o risco para os pedestres, que com a calçada impedida, passavam pela via, reclamou a terapeuta.
Ela, que já havia feito um jardim no local, esperava uma maior consideração da população, que utilizava o local como depósito de entulho e lixo. Com isso, o bueiro da esquina ficava sempre entupido, causando transtornos em dias de chuva.
-É muito bom se sentir acolhida. Fiquei feliz com a consideração da prefeitura e surpresa que um problema que vinha se arrastando por meses fosse resolvido em tão pouco tempo, disse Elaine.
A prefeitura de Macaé irá continuar com o choque de limpeza na cidade e os mutirões também para iluminação pública. A Ouvidoria, que atende através do número 0800 0220237, é um órgão de segunda instância. O cidadão deve primeiramente entrar em contato com o órgão responsável pela prestação do serviço solicitado. Caso seu problema não seja solucionado, a Ouvidoria então deve ser acionada. A meta do novo governo é aumentar, por meio da Ouvidoria, a comunicação entre a população e os gestores públicos, contribuindo para o ajuste de questões que impactam diretamente a qualidade de vida dos macaenses.