logo

Mutirão Minha Escola Querida retoma atividades

21/01/2012 12:44:38 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Grazielle de Marco

Ações do programa começam na próxima segunda-feira, dia 23

As ações do programa “Minha Escola Querida” deste ano já tem data para acontecer. Primeiro na Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Benjamin, na Aroeira, que recebe o mutirão na segunda-feira (23) e na terça-feira (24), das 8h às 17h. Esta será a 15° edição do “Minha Escola Querida”. O objetivo da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é mobilizar esforços para fortalecer a cidadania e a cultura do pertencimento, através de atividades voltadas para a melhoria do espaço escolar e integração dos moradores, estudantes e professores.

Durante o “Minha Escola Querida” serão executados serviços, como reparos, jardinagem e melhorias como pintura da unidade escolar, incluindo portas e grades, além da reforma elétrica, recuperação do pátio, substituição de cortinas para as salas e recuperação de telhas.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o “Minha Escola Querida” visa o desenvolvimento de ações do voluntariado e a cidadania empresarial, além de reforçar o papel estratégico da escola como ponto de encontro e união de forças: “O programa reforça sua atuação no fortalecimento da relação da comunidade com a escola. Além disso, unido as demais políticas iniciadas nesta gestão, como a reforma das escolas, o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Educação e eleição para diretores, o “Minha Escola Querida” ajuda a promover a melhoria contínua da Educação do nosso município”, afirma.

O público participante terá ainda a oportunidade de assistir apresentações culturais como a dança e capoeira do Arte Luz e da Cia. de Dança Getsemani Intensa Luz, além da musicalidade do maestro Sirlei Gama. Já o Departamento de Saúde Coletiva será responsável pela vacinação e conscientização da população sobre os riscos de doenças como dengue. Na ocasião também haverá recreação e serão distribuídos lanches para as crianças:

- O mutirão também é diversão e por isso teremos uma vasta programação. O “Minha Escola Querida” reforça exatamente este papel da escola como união de forças dos estudantes, pais de alunos, professores e da comunidade estimulando ações, que visam transformar a realidade - destaca Guto Garcia.

Já a coordenadora Sônia Terezinha observa que o mutirão consegue envolver o voluntariado e a cidadania empresarial. Tanto que esta edição na Maria Angélica Benjamim conta com parceria de diversos colaboradores. São eles: Anilue Confecções, Papelaria do Ciro, 2000 Material Elétrico e Hidráulico, Papelaria Lamoglia, O Boticário, Universidade Estácio de Sá, Casa da Beleza, Plac Festas, Loja Vivo Aroeira, além do Hortiverde da Aroeira: “O “Minha Escola Querida” é um projeto de amor à escola, um processo motivacional, de resgate de uma cultura de que a escola pertence a todos os cidadãos”, pontua Sônia.

Diante das melhorias que serão executadas no espaço escolar e da interação com a comunidade, o “Minha Escola Querida” está entusiasmando os dirigentes da escola: “Estamos motivados. Conseguimos mobilizar pais e alunos. Não apenas a direção, mas os professores estão contagiados com a programação, que será a primeira do ano e promete marcar a trajetória da unidade”, diz a diretora Andrea Martins.

A programação do “Minha Escola Querida” também irá movimentar outras unidades municipais. A previsão é mutirão também aconteça no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, nos dias 26 e 27 deste mês, e no Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, nos dias 2 e 3 de fevereiro.

Desde 2009, o programa já passou pelos colégios Wanderley Quintino, Christus Jean Koussolas, Zelita Rocha, Joaquim Freire, Generino Teotônio de Luna, José Calil Filho, Jacira Tavares Duval, Maria Letícia Santos Carvalho, Arléa Carvalho José, Carmem de Jesus França, Nossa Senhora da Conceição, Caetano Dias, Pedro Adami e Balneário Lagomar. Hoje, o mutirão “Minha Escola Querida” registra 1.482 voluntários cadastrados e a cada edição este número aumenta.