Foto: Rui Porto Filho
Ônibus Rosa e Patrulha Maria da Penha estão entre os serviços disponíveis
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da prefeitura estará durante todos os dias da Expo Macaé 2025 com atendimento exclusivo ao público feminino. A equipe vai atuar no Parque de Exposições Latiff Mussi no ônibus rosa, que atende o Programa 'Saúde até Você', da Atenção Integral à Saúde da Mulher. O atendimento do ônibus rosa será nos dias 24 (das 17h às 21h) e de 25 a 29 (das 16h às 20h). Já no turno da noite, a Patrulha Maria da Penha e a Polícia Militar irão trabalhar na unidade itinerante.
Além disso, durante a programação que antecede o aniversário de Macaé, que será celebrado na terça-feira (29), a pasta vai lançar um guia informativo com endereços, telefones e e-mails dos setores de atendimento à mulher que funcionam no município. O material digital estará disponível no site oficial da Prefeitura de Macaé e também poderá ser consultado por meio de dispositivos móveis, como celular.
O trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres no ônibus rosa é uma ação conjunta com o Centro de Atendimento Especializado à Mulher Pérola Bichara Benjamin (Ceam). O objetivo é levar orientação e mobilização mediante estratégias na linha da prevenção, na garantia do empoderamento das mulheres e direitos.
Na programação, as visitantes da Expo Macaé terão a chance estar com a equipe de Políticas para as Mulheres que vão atuar em atendimentos específicos à vítimas de violência (se necessário), divulgação Lei Maria da Penha, das formas de prevenção, dos mecanismos para romper com a situação de violência, além da divulgação dos direitos das mulheres . Também são parceiros da atuação do ônibus a Patrulha Maria da Penha e a Secretaria de Ordem Pública, que vão trabalhar no decorrer da noite no veículo.
Outras parcerias são com as equipes do 32º Batalhão da PM, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Saúde e a Polícia Civil.De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres , Quelen Rezende, o foco é o acolhimento, conhecimento, informação e orientação contra a violência contra a mulher.
“O atendimento do ônibus também vai contribuir com o Ceam que é a porta de entrada para a mulher vítima de violência. " Precisamos mostrar às mulheres que elas têm voz, que temos uma rede potente atenta à questão das mulheres. Estamos preparadas para esse atendimento", observa.