logo

Nova Holanda recebe ação de educação ambiental

08/11/2022 08:48:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo - Educação

Atividade foi realizada no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro

Cerca de 500 alunos, da Educação Infantil ao quinto ano, do Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro (Nova Holanda), participaram, na manhã desta segunda-feira (7), da ação do projeto "Juntos Contra o Mosquito e Expedição Planeta". A iniciativa visa levar educação ambiental e conscientização sobre o combate aos mosquitos transmissores de doenças, com a realização de um circuito educacional e mutirão de limpeza com moradores do bairro.

O projeto é uma parceria da SBP com a Cruz Vermelha Brasileira, que, em Macaé, encaminhou voluntários para promover ações específicas em prol de levar orientações de prevenção à saúde e contribuir para que os alunos sejam agentes multiplicadores na promoção de ações de limpeza para a eliminação dos focos de mosquitos transmissores da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Além dos alunos, participaram da ação representantes da Cruz Vermelha Macaé, Expedição Planeta e equipe gestora da escola. Entre os presentes estavam a representante da Expedição Planeta, Patricia Tomiatti; o presidente da Cruz Vermelha Macaé, Marcos Bouchorny; a Secretária de Educação, Leandra Lopes; e integrantes da pasta, além do diretor geral, Rodrigo Roli.

O trabalho preventivo contou com etapas como estação jogo da memória, criação livre voltada para artes e apresentação de fantoches sobre o tema, oficina de tik tok com gravação de vídeos sobre o assunto, jogo de tabuleiro e exibição de conteúdo sobre o projeto no Planetário montado na escola.

Além da programação específica na escola, a ação se estendeu para as adjacências do Ciep, que recebeu voluntários da Cruz Vermelha e moradores em um mutirão de limpeza que visa dar atenção especial a locais favoráveis à reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Com a ação, o combate ao mosquito da dengue será reforçado na escola e com a inserção de conteúdo nas atividades escolares. A mobilização deve envolver atividades como caminhada de conscientização, produção de cartazes e gêneros textuais, peças teatrais, jograis e dinâmicas com alunos, profissionais das escolas, pais e responsáveis.


“Gostei muito de tudo. É importante cuidar da saúde e ter cuidado com água parada e limpa”, disse a aluna Ana da Silva. Já a Secretária de Educação, Leandra Lopes, ressaltou a importância da ação. “Ações voltadas para a saúde, como a conscientização e prevenção de combate ao mosquito da dengue, são priorizadas na rede municipal”, salientou.



O diretor geral da unidade, Rodrigo Roli, destacou que a parceria público-privada foi significativa.

"Queremos continuar construindo pontes e, com esta mobilização, envolver nossos alunos, profissionais e toda comunidade”, finalizou.



Um dos parceiros desse projeto é a London School of Hygiene & Tropical Medicine, escola especialista em epidemiologia e doenças infecciosas.


Fotos Relacionadas