Nova Vida promove reunião com mães de adolescentes

16/01/2013 17:59:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Na tarde desta quarta-feira (16), 40 adolescentes do Programa Nova Vida, acompanhados por suas mães estiveram na sede do programa, na rua Alfredo Backer, 570, para uma reunião motivacional. O objetivo foi promover maior conscientização do envolvimento da família com a escola, em parceria com o projeto.

A técnica em enfermagem Denair de Azevedo Possidônio está muito satisfeita com o fato de seu filho, Luís Mateus Possidônio Ferreira, de 14 anos, estar no Programa Nova Vida, da Prefeitura de Macaé. “Esse programa beneficia toda a família, pois oferece uma oportunidade de aprender um ofício, proporcionando um objetivo de vida e integração na sociedade desses jovens, que se tornam cidadãos completos”, testemunha ela.

O Programa Nova Vida conta atualmente com 408 adolescentes. Eles estão em férias, mas em fevereiro recomeçam as atividades, que consistem em ter quatro horas trabalhando em algum órgão público municipal, no setor administrativo e no outro período estudar em alguma instituição de ensino. Meio salário mínimo, mensalmente, é pago a cada um dos adolescentes.

Durante o encontro uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais em psicologia, serviço social e pedagogia orientou mães e filhos. Essa reunião foi o primeiro passo de 2013, no que se refere a encontros com os pais dos adolescentes do Programa. “O Nova Vida está incentivando o meu filho para estudar mais, para ter esperança e se esforçar, tendo como base a família, a escola, a educação e o trabalho”, avalia Denair.

Hoje não há vagas para os interessados em entrar no Programa Nova Vida. A previsão é de que um recadastramento seja feito para, se necessário, ampliar o quadro de vagas.