logo

Novo Cavaleiros: Prefeito visita fase final das obras

23/02/2010 12:18:51 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Projeto elaborado pela prefeitura visa garantir escoamento de até dez mil litros de água pluvial por segundo, em dias de chuva forte

Os moradores do Novo Cavaleiros podem comemorar: a prefeitura finaliza em oito frentes de trabalho as obras de macrodrenagem no bairro, que incluem a instalação de galerias de águas pluviais em toda a extensão, desde a parte baixa até a alta. Com o término dos serviços, previstos para dois meses, o local terá capacidade de escoar até dez mil litros de água pluvial por segundo, em dias de chuva forte.

Para conferir os trabalhos, o prefeito Riverton Mussi (PMDB) fez uma visita às obras e acompanhou de perto o andamento dos detalhes finais, como na Alameda Netuno. “Acabar com o alagamento no bairro Novo Cavaleiros é uma meta da prefeitura. Sabemos que o bairro recebe a água pluvial da bacia do entorno e por isso pedimos um estudo técnico detalhado para definir qual a solução para o bairro. Entre as intervenções realizadas está a instalação de diversas galerias de dimensões diferenciadas para aumentar com garantia a vazão das águas pluviais”, citou o prefeito.

Segundo ele, para facilitar a limpeza das galerias, a prefeitura instalou bueiros, conhecidos como “bocas de visita”, a cada 20 metros. Antes da obra, eles estavam instalados a cada 40 metros e com a diminuição da extensão, eles facilitam a retirada de sujeiras e a manutenção.

Após a passagem da tubulação de drenagem – agora toda a rede de água pluvial está separada da rede de esgoto - as vias estão sendo recuperadas com instalação de paralelepípedos. A prefeitura investiu R$ 29 milhões na obra do Novo Cavaleiros.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, no tronco principal do Novo Cavaleiros, foram instaladas redes de drenagem de três metros de largura por 1,8 metro de altura. Já nas ruas adjacentes ao tronco principal do bairro, manilhas que variam de 80 centímetros a 1,20 metro de diâmetro foram implantadas para dar fluidez ao escoamento da água pluvial.

- O Novo Cavaleiros recebe a captação da água do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um milhão e 435 mil metros quadrados. O projeto elaborado pela prefeitura canaliza todo o volume de água pluvial para a lagoa, solucionando o problema de alagamento – detalhou o secretário de Obras.

Também acompanharam o prefeito na visita ao Novo Cavaleiros os secretários de Governo, André Braga; Serviços Públicos, George Jardim; os presidentes da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos; da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha e o vice Carlos Eduardo Jardim.