Macaé celebrou nesta quarta-feira (05) o Dia Nacional da Cultura com um encontro especial realizado no Solar dos Mellos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura teve como objetivo fortalecer o debate sobre políticas culturais e promover o diálogo entre sociedade civil e poder público. Durante o encontro, foram empossados os novos conselheiros representantes da sociedade civil, eleitos no último processo eleitoral, além dos conselheiros indicados pela administração pública, completando a composição para o Biênio 2025/2027 do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM).
O evento contou com a presença do jornalista e especialista em legislação e políticas culturais, Edu Nascimento, que apresentou uma análise sobre o Plano Nacional da Cultura e o processo de construção e atualização do Plano Municipal de Cultura de Macaé, destacando a importância do planejamento cultural como eixo estruturante das políticas públicas.
Também estiveram presentes a vereadora Leandra Lopes, representante da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Macaé, e a Secretária Municipal de Cultura, Waleska Freire, que conduziram falas de valorização do setor cultural e dos avanços recentes da gestão.
A Secretária de Cultura destacou que esta é uma das composições mais representativas e diversas já registradas no Conselho. Entre os avanços, ressalta-se a ampla participação feminina: na sociedade civil, são 11 mulheres e 3 homens, entre titulares e suplentes. Na representação governamental, são 17 mulheres e 5 homens.
Outro destaque foi a representatividade da região serrana, com quatro conselheiras — duas titulares e duas suplentes — oriundas do Sana, fortalecendo a participação das comunidades culturais descentralizadas.
A vereadora Leandra Lopes reforçou a importância do fortalecimento das políticas culturais como instrumento de transformação social, enquanto a secretária Waleska Freire reafirmou o compromisso da gestão com a democratização do acesso à cultura e ao processo participativo. Para celebrar o encontro e o Dia Nacional da Cultura, o evento foi encerrado com uma roda de samba, promovendo integração entre artistas, gestores e comunidade. A celebração reforçou que cultura é diálogo, participação e construção coletiva. "Macaé segue avançando, com mais representação, mais voz e mais democracia cultural. O primeiro encontro dos conselheiros está marcado para a próxima quarta-feira, dia 12, 10h, on line; com a primeira reunião ordinária da nova composição", informou Waleska Freire.
Conheça a composição da Sociedade Civil eleita
Artes Plásticas
– Titular: Luma Aleixo Coelho
– Suplente: não houve candidato habilitado
Artesanato
– Titular: Juliana Bernardino Fonseca
– Suplente: Luciene Ferreira Fiuza
Audiovisual
– Titular: Juan Carlos Pacheco Fontinha
– Suplente: não houve candidato habilitado
Cultura Popular
– Titular: Maria da Glória Maia de Oliveira
– Suplente: não houve candidato habilitado
Cultura Urbana
– Não houve candidatos habilitados
Dança
– Titular: Pollyana Valentim Trindade
– Suplente: não houve candidato habilitado
Literatura
– Titular: Gabriela Barreto de Oliveira
– Suplente: não houve candidato habilitado
Música
– Titular: Tatiana Silva Veras
– Suplente: não houve candidato habilitado
Patrimônio Cultural
– Titular: Grazielle Heguedusch dos Santos Almeida Pereira
– Suplente: Lívia Braga Teixeira
Produção Cultural
– Titular: Marcos Outeiro Santos
– Suplente: Mariah Christine Rafael Guedes da Silva
Teatro
– Titular: Márcio Venício Azevedo
– Suplente: Brenda Gonçalves Brito