Novo Mercado de Peixes terá controle de qualidade

23/02/2015 16:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Objetivo é capacitar os 44 comerciantes que irão atuar no local

Os empreendedores do novo Mercado de Peixes de Macaé conheceram, na tarde desta segunda-feira (23), o Plano de Controle de Qualidade do espaço. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico apresentou as ações necessárias para fornecer um pescado seguro à população. A ideia é, em parceria com o Sebrae e outros órgãos da gestão municipal, capacitar os 44 comerciantes que irão atuar no local, inicialmente.

De acordo com a gerente de Qualidade do Mercado de Peixes, Mariana Previtali, será desenvolvido um diagnóstico situacional, além da elaboração de plano de ação, com cursos de boas práticas de manipulação de pescados e acompanhamento dos processos de licenciamento sanitário de funcionamento. Os boxes e as áreas de apoio receberão vistoria técnica contínua.

- Além das oficinas de qualificação profissional, a proposta é ter um acompanhamento da gestão empresarial e de negócios desses empreendedores. Com isso, pretendemos construir uma imagem de credibilidade do mercado, por meio da gestão integrada dos órgãos envolvidos - acrescentou Mariana.

Para a comerciante Maria Celeste Sodré Melo, 41 anos, o novo Mercado de Peixes irá trazer benefícios para todos. "Essas normas serão boas para quem está comercializando e para os consumidores também. Sempre fui a favor de estarmos dentro das normas", disse.

Os proprietários das bancas serão, ainda, orientados quanto à documentação e as adequações operacionais e estruturais, exigidas pelas secretarias de Fazenda, Ambiente e Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa). Também haverá verificação do estado de conservação das instalações, utensílios e equipamentos.

Microcrédito - A Prefeitura de Macaé, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, criou o programa de Microcrédito Produtivo Orientado, "Macaé aCredita em você". Trata-se de uma linha de crédito exclusiva para empreendedores, com as melhores taxas do mercado para capital de giro, aquisição de mercadorias, equipamentos e financiáveis à atividade empreendida. Os valores são de R$ 300,00 à R$ 15.000,00, com financiamento de até 100% dos itens. O prazo para pagamento é de até 24 meses e o crédito está sujeito a análise. Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de residência.



Novo Mercado de Peixes continua em obras

As obras do novo Mercado de Peixes serão entregues no primeiro semestre. As bancas que vão abrigar os comerciantes estão em fase final, já com pias e azulejos, sendo preparadas as áreas que abrigarão as balanças digitais. Os prédios receberam vidros na parte alta, onde ficarão as salas exclusivas para a administração. O espaço contará com três prédios, modernos e funcionais, para abrigarem as bancas para a venda do pescado, área de convivência, lanchonetes, dois restaurantes, lojas para venda de materiais pesqueiros, banheiros, oito bancas de verduras e frutas, estacionamento, área administrativa e passarela interligando os prédios com acesso aos restaurantes.