Novos agentes de trânsito irão reforçar a fiscalização

21/08/2012 16:28:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Luiz Bispo

Uma cidade que atualmente conta com uma frota de mais de 93 mil veículos, Macaé vive os desafios de cidade grande quando o assunto é mobilidade urbana. Para ampliar a segurança viária e a fiscalização de trânsito, a partir do próximo dia primeiro de setembro as ruas da cidade ganharão reforço de 60 agentes de trânsito, convocados pelo concurso público realizado pela Prefeitura de Macaé.

Os novos profissionais estão em treinamento desde o início do mês de agosto e seguem agora para a fase prática do curso preparatório, que está sendo realizado em alguns pontos na região central da cidade. Os novos agentes estão em uma preparação intensiva que inclui estudos em legislação, primeiros socorros, procedimentos de abordagem e prática de rua.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Cunha, o aumento do efetivo permitirá uma fiscalização maior na cidade que lida com uma dinâmica complexa de transporte de cargas pesadas e uma frota que conta com o incremento diário de veículos de cidades vizinhas.

- Há tempos tivemos a identificação de que o nosso corpo de agentes era insuficiente para atender as demandas de uma cidade como Macaé. Ficamos muito satisfeitos de que o concurso tenha contemplado este cargo e agora com a chegada desses profissionais podemos oferecer mais um fôlego ao dia a dia de trabalho que inclui desde ocorrências de acidentes até apoio em interdições de ruas, afirma Gilberto.

Ao fim do treinamento, os novos agentes atuarão em parceria com os profissionais mais experientes dando suporte às demandas. Ainda para este ano está previsto a realização do curso autorizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a fim de que os recém concursados estejam aptos a realizar também registros de infração de trânsito.