Foto: Ana Chaffin
Objetivo é orientar sobre os benefícios do aleitamento como forma preventiva
O Núcleo de Apoio à Mulher e à Criança (Nuamc) da Barra de Macaé participa de forma permanente de estratégias e programas relacionados ao incentivo ao aleitamento materno. A ação faz parte do projeto da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da secretaria de Saúde. O objetivo é incentivar o aleitamento materno e orientar sobre os benefícios do aleitamento como forma preventiva, além de minimizar problemas gerais da infância de ordem ortodôntica, escolar, auditiva, comunicativa e nutricional.
As ações da Nuamc Barra são compostas por no máximo cinco gestantes e acontecem todas as sextas-feiras com temas variados, como: “A importância da amamentação como forma de prevenir alterações na respiração, deglutição, mastigação e fala”; “Hábitos Orais Deletérios: mamadeira, chupeta e sucção digital”; “Preparação das mamas e prevenção de fissuras de mamilos” e “Pega Correta”. Os horários são: 7h30, 8h30, 9h30 e 10h30. Gestantes e mães com dificuldade em amamentar são convidadas a participar dos grupos.
O intuito das palestras é oferecer aos usuários esclarecimentos sobre questões ligadas ao desenvolvimento infantil, incluindo ações de prevenção primária e secundária; identificar atrasos na aquisição de fala e linguagem, orientar e/ou encaminhar quando necessário; sinalizar a importância do estabelecimento do vínculo afetivo; promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno visando à promoção da saúde global do indivíduo.
De acordo com a fonoaudióloga e palestrante Viviane Maneshy Vendramin, o bebê estimula a produção do leite através dos movimentos de sucção, ganha peso, desenvolve a musculatura da língua, lábios, bochechas e ossos da face. E com isso, terá o desenvolvimento correto da respiração, deglutição, mastigação e da fala.
É o que explica a mãe Luiz Miguel Ignácio, de apenas um mês. Roberta Ignácio, de 29 anos, frequenta a unidade desde o pré-natal e ressalta a importância das orientações que recebe da unidade: “Sou mãe de três crianças e apenas agora, com o pré-natal do Luiz Miguel, tive o privilégio de receber orientações adequadas para o desenvolvimento do meu filho”, ressalta.
“Além da saúde física, amamentar estabelece um vínculo eterno entre mãe e filho”, observa a fonoaudióloga, explicando que a amamentação é boa para a saúde da mãe, pois provoca contrações intrauterinas e faz com que ela retorne mais rapidamente para o seu antigo peso. O estresse materno prejudica a descida do leite, portanto, a recomendação é que a mãe se mantenha calma e tranquila durante o aleitamento.
Além das palestras, o projeto inclui orientações sobre o desenvolvimento normal e cuidados gerais na infância e encaminhamento para outros serviços da rede municipal de saúde, quando necessário.
As gestantes que realizam o pré-natal no Nuamc Barra recebem um acompanhamento multiprofissional de três em três meses. Na ocasião, elas participam de uma série de atividades educativas previamente agendadas com profissionais de enfermagem, ginecologista/obstetra, serviço social, odontologia, nutrição, além da fonoaudiologia.
Além do Nuamc Barra, o Centro Municipal de Saúde Doutor Jorge Caldas e o Nucam Aroeira recebem ações preventivas em fonoaudiologia.
Mundial de Aleitamento Materno
A Prefeitura de Macaé já prepara a programação comemorativa da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto. Com essa mobilização, o município abraça uma campanha realizada simultaneamente em 120 países e traduzida em 14 línguas. O tema deste ano é “Apoio às mães que amamentam – Próximo contínuo e oportuno!”.
De acordo com os organizadores municipais do evento - gestores e técnicos da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e da Gerência de Aleitamento Materno - essa semana de atividades será o pontapé para um trabalho mais amplo de capacitação dos profissionais que atuam em todos os postos de saúde de atenção básica à família de Macaé.