A alimentação escolar da rede municipal de ensino vai passar nesta quinta-feira (19), por um teste de aceitabilidade. Cerca de 300 alunos das escolas municipais Coquinho, Ancyra Gonçalves Pimentel e Samuel Brust vão responder a questionários específicos sobre a aprovação do cardápio a partir das 9h30. Neste ano, esta é a segunda vez que a rede municipal de ensino aplica o teste voltado para a nutrição dos estudantes.
Na ocasião, equipes de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da empresa Qualivitta, responsável pela merenda escolar do município vão atuar na realização e posteriormente na avaliação dos dados.
No início do primeiro semestre, a equipe de nutrição da Semed realizou o teste de aceitabilidade na Escola Municipal Coquinho. Segundo dados do Programa de Alimentação Escolar o suco de horta oferecido na unidade teve aceitabilidade. O teste vai abranger estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Macaé, conforme determina a Resolução/FNDE/CD nº 38 de 16/07/2009.
De acordo com a nutricionista responsável técnica do Programa de Alimentação Escolar da rede municipal de ensino, Dina Freitas Reis, aproximadamente 80 alunos por escola vão participar da avaliação, que será direcionada ao cardápio do peixe ensopado. Para a secretária de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, a medição do índice de aceitabilidade de alimentação é a prova da preocupação e comprometimento do município com os estudantes da rede municipal.
Aplicação - Para que o teste seja melhor compreendido pelos estudantes, a Secretaria de Educação vai entregar formulários com escala facial incluindo figuras aos alunos do 1º ao 5º anos, além de fichas com questionários verbais aos alunos do 6º ao 9º anos de escolaridade. Segundo Dina Freitas Reis, se após a tabulação o resultado for acima de 85% de aceitabilidade não haverá alteração na alimentação. Ela salienta que se o resultado for inferior a 85% haverá mudanças em relação à preparação da alimentação.