Foto: Divulgação
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, reuniu alunos do Colégio Estadual Luiz Reid.
O filme “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy (2022), inspirado na obra de Clarice Lispector, foi a atração do Cinema Comentado no Solar dos Mellos desta semana. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com a participação dos alunos do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Luiz Reid.
A obra acompanha Lóri, uma professora que vive a monotonia de uma rotina de trabalho e relacionamentos furtivos até que conhece Ulisses, um professor de filosofia argentino, egocêntrico e provocador. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão.
Com prêmios em festivais nacionais e internacionais, o filme tem no elenco Simone Spoladore, Javier Drolas, Felipe Rocha, Gabriel Stauffer, Martha Nowill e Teo Almeida.
O curador do projeto, Gerson Dudus, falou sobre a análise que passou para o público.
“O filme é uma adaptação da Clarice Lispector, um projeto que levou mais de 10 anos para ser concretizado. A Clarisse usa bastante da palavra, sendo muito reflexiva com seu modo de narrativa. Já a Marcela, diretora e roteirista, preferiu o silêncio e as expressões faciais e corporais para falar sobre as coisas que a Clarice colocou em seu livro. Tudo isso acontece em um contexto mais contemporâneo”, frisou Gerson.