logo

Obesos são beneficiados com projeto odontológico pioneiro

25/06/2018 15:22:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Márcio Borges

Programa de Obesidade e Centro de Especialidades Odontológicas investem em parceria para educação bucal

Pouca gente sabe, mas pessoas obesas, ou bem acima do peso, necessitam de um tratamento odontológico especial. E Macaé é o primeiro município da região a manter um programa exclusivo para esses pacientes, uma parceria com o Programa de Obesidade, que também oferece outras atividades para melhor qualidade à saúde.

O projeto odontológico foi iniciado no ano passado. A supervisora da Odontologia do Trabalho de Macaé, Cátia Valéria Bernardo, explica que todos os pacientes do Programa de Obesidade, que desejam se integrar ao projeto, participam de palestra sobre os problemas de saúde bucal oriundos de alimentação.

– A maior parte dos pacientes obesos têm comorbidades, que são doenças que caminham junto com a obesidade. Geralmente, os pacientes obesos têm alimentação com bastante carboidrato. Antes do programa, eles não fazem uso de frutas, verduras, legumes, nada disso. Então, a partir dos novos conhecimentos, eles começam a se alimentar melhor e, nas palestras de odontologia, é feita também uma educação de saúde bucal – ressalta Cátia Valéria.

Com disciplina, segundo a coordenadora, é possível diminuir índices de problemas de saúde como diabetes, pressão alta e colesterol elevado. “E os pacientes também são encaminhados para tratamentos mais especializados, como periodontia, cirurgias bucomaxilo e são atendidos, também, pós cirurgia bariátrica”, observa Cátia.

Maria Dalva de Oliveira Borges tem 64 anos e é uma das beneficiadas do programa, do qual participa desde 2015. “Eu gosto muito de participar. Eu tenho diabetes, problema de pressão e da tireoide e estou me sentindo muito bem. Faço tratamento com psicólogo, nutricionista e hidroginástica com a fisioterapeuta, todas as sextas-feiras. Hoje minha vida é maravilhosa. Eu me sinto e ando melhor. Perdi nove quilos de peso e estou me sentindo bem mais leve”, comemora.

O atendimento odontológico especializado é voltado a pacientes com IMC acima de 40. Todos os pacientes inseridos no Programa de Obesidade devem ser participativos das ações com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e comparecer a todas as palestras desenvolvidas no programa. A partir da lista de presença, eles são convocados para atendimento odontológico, que é marcado no Centro Especializado (CEO).

O Programa de Obesidade funciona de 8h às 17h no Pronto-socorro Municipal (PSM), na rua Luiz Belegard, s/nº - Imbetiba. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) fica na rua Velho Campos, 566 - Centro, com atendimento de segunda a sábado, de 8h às 18h.

Assista ao vídeo do programa.


Fotos Relacionadas