Foto: Ana Chaffin
As obras na estrada municipal Norte-Sul continuam com frentes de trabalho em vários trechos. A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Obras, está com as atividades aceleradas em pontos próximos à entrada da Fazenda Mutum e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Nos locais estão sendo realizados serviços de implantação da rede de drenagem de águas pluviais e terraplanagem. A Avenida Guanabara, secundária três, já foi contemplada com toda pavimentação.
A nova via, com 5,5 quilômetros de obras, incluindo as vias secundárias, vai contar com 12 metros de largura com acostamento e, ainda, calçada, urbanização, paisagismo, além de sinalização horizontal e vertical. O objetivo é desafogar o trânsito da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) no bairro Imboassica.
- Estamos em fase de compactação do solo. As frentes de trabalho acontecem em toda extensão da estrada, porém, esses trechos contam com maior ação no momento. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o final do ano, mas vale lembrar que dependemos também das boas condições do tempo, explicou a arquiteta e urbanista da Secretaria de Obras - Ana Mara Souza.
A estrada tem início nas proximidades da Churrascaria Galope até o posto Shell, em Imboassica, margeando a linha férrea, e vai passar próximo ao condomínio Vale dos Cristais, Instituto Federal Fluminense e Loteamento Jardim Guanabara. A ideia é que a Norte-Sul tenha duas pistas em mão única em sentido contrário da RJ-106, que passará, após aprovação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a ser também de mão única.
Ao todo, a estrada terá cinco ligações com a RJ-106: pela Avenida A, na entrada do Jardim Guanabara; pela Rua Ricardo Muylaert Salgado (ao lado do IFF); em frente ao condomínio industrial Osep; pela Avenida Melquíades e no limite territorial da cidade ao sul. Isso facilitará o acesso de moradores do Mirante, estudantes do IFF e profissionais de empresas instaladas na localidade.