Obras de macro-drenagem começam a mostrar resultados

18/04/2006 15:27:39 - Jornalista: Izabel Monteiro

As chuvas dos últimos dias não causaram grandes transtornos em Macaé. Em bairros como Campo do Oeste, Novo Horizonte, Visconde de Araújo, Sol y Mar, onde a Secretaria de Obras (Semob) está realizando obras do projeto de macro-drenagem, as ruas não sofreram alagamentos, ou quando esses ocorreram, o escoamento foi rápido. Muitos desses bairros ficavam com suas ruas completamente alagadas, quando as chuvas eram fortes.

Conforme informou o secretário de Obras, Tadeu Campos, não foram verificados durante as chuvas nenhum ponto crítico. A Semob também não recebeu nenhuma solicitação ou comunicado sobre o problema, mas, mesmo assim, manteve dois técnicos fazendo o monitoramento das ruas em vários bairros nas imediações da Avenida Ayrton Senna, onde as obras do projeto de macro-drenagem estão sendo realizadas, e também em outros bairros da cidade.

- Isso demonstra que as obras de drenagem já iniciadas nesta região, com o pleno funcionamento da primeira elevatória da Ayrton Senna, já mostram resultados – disse o secretário.

Escoamento satisfatório no Campo do Oeste e Novo Horizonte

Na manhã de terça-feira, 18, o assessor da Semob, Marcelo Mussi, por solicitação do secretário Tadeu Campos, percorreu várias ruas do Campo do Oeste e Novo Horizonte, localidades onde os alagamentos eram constantes, verificando as condições das ruas e ouvindo os moradores.

No Campo do Oeste, o presidente da Associação de Moradores, o Beto, disse que a primeiro trecho onde as obras de drenagem já aconteceram, com separação das redes de águas pluviais das de esgoto, colocação de ralos e interligação dessas redes à elevatória da Ayrton Senna, o alagamento aconteceu, mas as águas escoaram rapidamente.

- A população ficou satisfeita, porque as obras iniciais já mostraram resultado. Todos aguardam, ansiosos, o término das obras para solucionar de vez o problema - disse Beto, que foi informado pelo assessor da Semob que será iniciada agora a segunda fase da drenagem do Campo do Oeste, com troca e ampliação das redes da área que vai desde a praça da localidade até o início da ladeira, complementando a drenagem deste bairro.

Ainda no Campo do Oeste, as máquinas continuam trabalhando na Rua Água Marinha, onde foram trocadas as redes de drenagem e instalada uma elevatória interligada à elevatória da Ayrton Senna. O trabalho realizado nesta rua também beneficia o bairro de Novo Horizonte, já que a rede está interligada à Rua Juruti, com água bombeada para a elevatória. Em várias ruas o Novo Horizonte, a Semob está realizando também serviço de manutenção no calçamento de paralelepípedo.

No Novo Horizonte, a situação de alagamento das ruas também começa a dar resultado, segundo Pablo Lopes, morador nas imediações das Ruas E-4 e E-1, onde o problema era crítico.“Nas chuvas de final de semana, a água desceu logo e os alagamentos aqui eram constantes, com a água demorando a escoar. Agora o escoamento foi rápido, o que demonstra que o problema pode acabar com esse trabalho que vem sendo realizado”, disse o morador.

Também no Novo Horizonte, a Semob vai instalar algumas bombas intermediárias para ajudar no escoamento das águas, interligadas às duas elevatórias da Ayrton Senna e serão realizados trabalhos de recuperação de alguns trechos da linha de drenagem do bairro.

O proprietário da Madeireira Canaã, na Ayrton Senna, Olavo da Silva Pinheiro Júnior, disse que mediante a chuva, que foi forte, a absorção da água foi muito satisfatória. “Não houve enchente, nem alagamentos e muito dos meus vizinhos estão também satisfeitos com as obras que a prefeitura vem realizando no bairro”, disse Olavo.

Outra moradora da área, residente na rua Água Marinha, Maria Aparecida, disse que sua rua e outras das imediações ficavam alagadas com qualquer chuvinha, mas desta vez não entrou água na casa de ninguém.

Sobre o bairro Riviera Fluminense, conforme reclamação de moradores, a Semob enviou na terça-feira, 18, um técnico ao local para verificar as condições da rua para corrigir o problema o mais rápido possível.

- Estamos trabalhando há meses nesta fase de macro-drenagem nos bairros e ruas nas imediações da Ayrton Senna. Esta é uma região que fica mais baixa que o nível do mar e sofria constantes alagamentos. Instalamos elevatórias, ampliamos e construímos linhas de drenagem, separamos as redes de drenagem e esgoto e realizamos intervenções nas ruas que desembocam na Ayrton Senna. Já realizamos algumas obras, mas o projeto continua, com intervenções nas redes de drenagem em outros locais do município – disse o secretário.