logo

Obras de quatro escolas de Educação Infantil são vistoriadas

23/01/2013 16:07:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ana Chaffin

Cada uma das unidades atenderá a cerca de 200 crianças em tempo integral ou a 400 por turno

Quatro escolas de Educação Infantil em construção foram vistoriadas nesta quarta-feira (23) pelo vice-prefeito, Danilo Funke, representando o prefeito Dr. Aluízio, dentro do cronograma de ações do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura de Macaé. Os projetos modulados têm de 8 a 12 salas de aulas. Cada uma das unidades atenderá a cerca de 200 crianças em tempo integral ou a 400 por turno. As escolas dos bairros Vila Badejo e Recanto da Lagoa vão ser entregues ainda neste semestre.

Além das obras nesses bairros, no roteiro estão os módulos do Cajueiro e Novo Horizonte. As equipes da Câmara Permanente de Gestão, do setor de Infraestrutura da secretaria de Educação, da secretaria de Obra e técnicos da empresa responsável avaliaram as possibilidades para conclusão da empreitada no menor tempo possível.

As escolas são padronizadas, construídas a partir de plantas do Ministério da Educação (MEC) adaptadas a cada terreno e às necessidades locais. Os modelos atendem a todas as determinações da legislação para receber crianças de 2 a 6 anos em horário integral. A fim de atender a demanda emergencial por vagas nesse segmento de ensino, possivelmente essas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), a princípio, vão ofertar vagas por turno, atendendo ao número maior de crianças. Entretanto, a meta é o acolhimento em horário integral. As quatro escolas então sendo construídas com verbas do Orçamento Participativo.

Transferir as EMEIs que atualmente funcionam em 39 casas alugadas para escolas adequadas ao atendimento da faixa etária de 2 a 6 anos é prioridade para o governo municipal. Com a mudança de quatro dessas escolas para os módulos, novas vagas serão abertas porque as salas de aulas do novo projeto são mais amplas.

Mais vagas para a rede municipal

Já para o início deste ano letivo estão previstas a abertura de novas vagas tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental. O Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, na Barra de Macaé, conta com oito novas turmas, quatro de maternal I e quatro de Maternal II, suprindo a necessidade de famílias com crianças em idade escolar não obrigatória, de 2 a 3 anos.

Também na região serrana, novas turmas de maternal I e II terão início em fevereiro, na EMEI Córrego do Ouro. Para isso, três turmas do 3º ano do ensino fundamental foram transferidas para a Escola Municipal Pedro Adami e sete turmas do ensino médio passaram dessa unidade para a Escola do Campo, localizada nesse distrito, que será ativada a partir do próximo mês para atender essa necessidade emergencial.

Ainda os alunos do ensino Médio da escola Raul Veiga, em Glicério, estão sendo convidados a se matricularem na Escola do Campo para que novas vagas no ensino fundamental sejam abertas nesse distrito. O objetivo é que a Escola do Campo ofereça, em médio prazo, formação técnica e profissionalizante voltada para a economia local.


Fotos Relacionadas