logo

Obras de saneamento na Serra garantem qualidade da água

11/03/2022 15:49:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação Saneamento

O processo licitatório para as obras de implantação da ETA de Córrego do Ouro foi aberto nesta terça-feira (8)

A análise de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Glicério, referente ao mês de janeiro, realizada pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Águas da Secretaria Adjunta de Saneamento (Semasa) apresentou turbidez sempre abaixo de 1 Unidade de Turbidez Nefelométrica (NTU), atendendo às exigências técnicas. As ETAs dos distritos de Glicério e do Frade foram inauguradas em 2021 e as ações de saneamento na Região Serrana de Macaé continuam.

Nesta terça-feira (8), foi aberto o processo licitatório para as obras de implantação da ETA de Córrego do Ouro, que integra o projeto de novos Sistemas de Tratamento de Água e Esgotamento Sanitário da Serra. Ainda no início deste ano, as obras da nova Estação de Tratamento de Água do Sana (Peito do Pombo), que também comporá o Sistema, foram iniciadas.

De acordo com o secretário Adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira, as providências para o início das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do distrito do Frade, como projetos de engenharia, planilha orçamentária e o levantamento de documentos necessários para a abertura do processo licitatório, estão em fases de conclusão.

“Os investimentos em saneamento e o bom funcionamento das ETAs propiciam melhor qualidade de vida e de saúde aos moradores da Região Serrana. Os exames laboratoriais provam que a implantação do pré-filtro e dos filtros de membrana dão resultados reais na redução brusca desse parâmetro (turbidez), mesmo no período chuvoso. O governo municipal não tem medido esforços para que possamos avançar com o projeto”, disse.

A análise de água da ETA de Glicério atende a Portaria GM/MS 888/2021, que estabelece o padrão de potabilidade da água distribuída à população. A portaria prevê que 95% das amostras de água analisadas devem apresentar turbidez menor que 1 NTU e 5% delas devem apresentar turbidez abaixo de 2 NTU.

Entre os investimentos que foram feitos nos sistemas de tratamento estão: instalações de pré-filtros de brita, instalações de filtro de membrana, sistemas de desinfecção por hipoclorito e aumento na capacidade dos reservatórios.


Fotos Relacionadas