logo

Obras na Aroeira vão evitar alagamentos

19/11/2014 11:30:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

A localidade conhecida como Buraca vai ser beneficiada pelas obras

A Prefeitura de Macaé continua as obras que vão beneficiar várias ruas da Aroeira e da localidade conhecida como Buraca. São ações de instalação de galerias de drenagem de águas pluviais e acontecem por determinação do prefeito Dr. Aluízio, para solucionar os problemas de alagamentos que ocorreram durante as fortes chuvas do final de 2013 na Rua Francisco Coelho Sobrinho e outras situadas nas proximidades. As obras incluem a instalação de galerias pluviais de 3m por 1,50m e a recuperação das ruas com reconstrução das calçadas, meios-fios e pavimentação.

As ações estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, e começaram no final da Rua das Acácias, às margens do Canal do Capote e seguem em direção à Rua Francisco Coelho Sobrinho. Foram instalados 120 metros de galerias, até a esquina da Rua das Cazuarinas. Após esta esquina, foi encontrada uma grande rocha, e iniciadas ações pontuais para a retirada da mesma. Para que as obras não parassem, foi aberta nova frente de trabalho, a partir da esquina da Rua dos Eucaliptos.

De acordo com a Secretaria de Obras, na abertura das ruas para a instalação das galerias são encontradas interferências, como rochas, redes de água e de esgoto o que torna os trabalhos mais lentos, mas nada que interfira no cronograma. O prazo de conclusão é de 180 dias.

Segundo o engenheiro Márcio Resende, da Secretaria de Obras e fiscal das intervenções, a instalação de rede de água pluvial tem cerca de dois quilômetros de extensão. Até o final de dezembro, a galeria de águas pluviais vai atravessar a Alcides Mourão, principal rua da Aroeira e com grande movimentação de veículos e pessoas, e ruas adjacentes, até chegar ao ponto final da rede na Buraca. Para isso, a secretaria contará com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, para minimizar os impactos no trânsito e garantir a segurança de quem transita pela Aroeira.

Quando as galerias chegarem à Buraca, as águas pluviais serão recolhidas, evitando alagamentos na região e conduzidas para o Canal do Capote, que margeia a Aroeira e Linha Verde e ponto de deságue das águas pluviais. A Secretaria busca trabalhar mais rápido, reconhecendo o incômodo aos moradores e comerciantes, mas muitas pessoas acompanham positivamente as ações que trarão benefício para a Rua Francisco Coelho Sobrinho e para a comunidade no entorno.

O morador Cícero Nolasco de Abreu, residente há 20 anos na Rua das Acácias, reconhece a importância da obra, embora reclame um pouco da lentidão. "É uma obra importante, mas lenta. Estão substituindo as velhas galerias de menos de um metro por essas grandes galerias, três vezes maiores. Acredito que vai dar tudo certo, pois a pressão da água que vem do morro vai expulsar a água da chuva para o valão, acabando com os alagamentos", disse o morador.


Fotos Relacionadas