logo

Obras na Aroeira visam solucionar problemas de alagamentos

12/01/2015 15:11:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

Prazo de conclusão das obras é de 180 dias

A prefeitura, através da secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, promove ações para beneficiar a localidade conhecida como Buraca, na Aroeira, visando a solução dos problemas de alagamentos. As obras são de drenagem, com instalação de galerias de águas pluviais e pavimentação nos bairros Boa Vista e Nova Aroeira, que começaram na beira do Canal do Capote, na esquina da Rua das Acácias e Avenida Vitória Régia, e seguem até a Rua Francisco Coelho Sobrinho, onde começa a Buraca.

As ações foram determinadas pelo prefeito Dr. Aluízio para beneficiar os moradores da área, evitando os alagamentos. O prazo de conclusão total das obras, orçadas em R$ 9 milhões, é de 180 dias.

De acordo com informações do engenheiro Márcio Resende, da secretaria de Obras e fiscal das intervenções, a rede de água pluvial tem aproximadamente dois quilômetros de extensão, com instalação de galerias de três metros de altura por 1,50 metro de largura, do final da Rua das Acácias e margem do Canal do Capote até a Rua Francisco Coelho Sobrinho e imediações. Além das intervenções na Rua das Acácias, a prefeitura abriu nova frente de obras, na Francisco Coelho Sobrinho, onde já começou a instalação das galerias com dois metros de diâmetro que serão interligadas às galerias que vêm da Rua das Acácias.

Está pronto, inclusive já pavimentado, o trecho de cerca de 200 metros que vai do início da Rua das Acácias até a esquina da Rua Cabiúnas. Desta esquina, as obras prosseguem num trecho de cerca de cem metros até a Rua dos Ipês, próximo à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.

O prazo de conclusão dos trabalhos foi definido pela secretaria de Obras porque as intervenções demandam tempo, por serem realizadas em ruas com movimento intenso. A galeria de águas pluviais vai atravessar a principal rua da Aroeira, a Alcides Mourão, com grande circulação de veículos e pessoas, e ruas adjacentes, até chegar à Buraca, onde as águas serão recolhidas e conduzidas para o Canal do Capote, que margeia a Aroeira e Linha Verde e é ponto de deságue das águas pluviais.

Para minimizar os impactos causados no trânsito, a secretaria de Obras conta com o apoio da secretaria de Mobilidade Urbana.


Fotos Relacionadas