Foto: Divulgação
População e visitantes são beneficiados com as ações que incluem manutenção e troca de pontes
A Região Serrana de Macaé tem recebido atenção especial do governo municipal. A meta da prefeitura quanto à pavimentação de acessos à Serra para o biênio 2014 e 2015 é atingir o percentual de 80%. Além disso, 12 pontes de madeira e quatro de metal foram construídas e o município está com as obras da estrada Frade-Sana em fase de licenciamento ambiental. Já foram realizados serviços emergenciais em um trecho de 400 metros de encostas.
De acordo com dados da Câmara Permanente de Gestão (CPG), que consolida os Indicadores de Desempenho, a secretaria do Interior, no primeiro quadrimestre de 2015, atingiu 73,8% de pavimentação nos acessos. Muitos dos trechos são estradas vicinais, que não são asfaltadas, mas contam com serviços de colocação de manilhas, brita corrida, aterro com saibro, entre outros.
- Em 2013, nos voltamos para levantamentos, diagnósticos e avaliação para planejarmos nossas ações nos distritos da Região Serrana. No segundo ano desta gestão, com os materiais licitados, realizamos um trabalho abrangente e também firmamos parcerias com outras secretarias, colaborando com a reforma e manutenção de todas as escolas, unidades de saúde, campo de futebol, estação de água e de esgoto sanitário da região, além do Hospital Municipal da Serra - ressaltou o secretário do Interior, Paulo Roberto Paes Filho.
Os trabalhos incluem, entre outros, serviços de motoniveladora, retroescavadeira, abertura de valetas e de sarjetas e roçagem da vegetação às margens das estradas. Os materiais, como britas e saibro precisam ser repostos com frequência, quando há chuvas, por isso, a revisão é permanente.
Ações com foco no turismo
O turismo tem sido beneficiado com os trabalhos que acontecem com a parceria das secretarias de Interior, Obras e Ambiente. Uma passarela foi construída próximo ao local da prática de Canoagem, em Glicério; também é realizada limpeza e manutenção das áreas das cachoeiras do Sana e da cachoeira da Andorinha, além do acesso ao ponto turístico Peito do Pombo.
Empreitadas para o calçamento das vias públicas, para a manutenção de calçadas e das praças ainda fazem parte do cuidado com os distritos da Serra, que atraem visitantes no verão e também no inverno por seu clima aconchegante, hospedagens e restaurantes acolhedores, cenários deslumbrantes e noites ao som de boa música.
Estrada Frade-Sana
A nova Estrada Frade-Sana, antiga reivindicação dos moradores da serra macaense, terá pista única com acostamento e 17 quilômetros de extensão. O projeto, que está em fase de licenciamento ambiental, será executado exclusivamente com recursos municipais.
A estrada irá garantir a ligação da área urbana do município com o distrito do Sana, beneficiando cerca de 30 mil pessoas, entre moradores e visitantes, com a facilidade no acesso a serviços como saúde, educação, tráfego de produtos agrícolas, além da integração ao transporte público com a passagem ao custo de R$ 1.