Foto: Divulgação
Tráfego na ponte do Horto deve ser liberado a partir do dia 16
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Obras, segue com a realização de obras de infraestrutura no município. Entre elas estão a ponte do Horto, a Avenida dos Jesuítas, na Imbetiba, e a reforma do Ginásio Poliesportivo. Os trabalhos acontecem em paralelo e começam a entrar em fase de conclusão, como a da ponte, prevista para ser liberada ao tráfego total de veículos a partir do dia 16 de outubro.
A ponte do Horto corta o Canal do Tatu. O local sofria com a estrutura de madeira, além do fato do nível da água ficar próximo ao da ponte, o que facilitava os alagamentos em dias de chuva. Por esta razão, além da substituição por uma ponte metálica, o nível também foi elevado. Neste momento, segundo a Secretaria de Obras, acontece o período de “cura” do concreto e estabilização do aterro da cabeceira da ponte.
O acesso à pista também receberá asfalto complementando os trabalhos de conclusão da ponte que conta com duas vias e passagem de pedestre, com sete metros de largura por 12 metros de comprimento. A previsão é de que o tráfego esteja totalmente liberado a partir do dia 16 de outubro.
Ginásio Poliesportivo – As obras de reforma do Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt já foram 60% executadas. A estrutura metálica do espaço está sendo recuperada com 80% do trabalho realizado. A parte da frente, agora, recebe a atenção das equipes que atuam no local e, posteriormente, as atividades seguem para a cobertura. Além dos profissionais envolvidos diretamente na obra, o espaço conta com vigias noturnos que garantem a segurança do local. A reforma conta, ainda, com projetos de instalação elétrica, arquitetônica e hidrossanitária. Com o cronograma de obras prejudicado por conta da pandemia do Coronavírus, a previsão é que as intervenções sejam concluídas em 2021.
Avenida dos Jesuítas – O trabalho de revitalização da Avenida dos Jesuítas, na Imbetiba, está em fase final. As obras com cobertura de um trecho de 480 metros do canal, drenagem de água pluvial e iluminação já foram concluídas. A intervenção na via acontece em paralelo com a de esgotamento sanitário, realizada pela BRK Ambiental. Com isso, a previsão da Secretaria de Obras é que a finalização ocorra em novembro, com a conclusão da última fase começando, nesta semana, com a elevação do piso entre os cinco cruzamentos da avenida, no conceito “traffic calming”, que contribui para a redução de velocidade nesses pontos, além da realização de asfaltamento do trecho.
As obras de reurbanização da Avenida dos Jesuítas incluem ciclovia, passarela, paisagismo e iluminação com o alargamento da via nos dois lados em cerca de um metro no total.
Atendimento retomado na Secretaria de Obras – O decreto municipal 150/2020 permitiu o retorno do trabalho presencial dos servidores lotados na Secretaria Municipal Adjunta de Obras. Com isso, após a adequação do espaço com a colocação de proteção de acrílico e seguindo todas as normas de prevenção ao coronavírus, como a aferição de temperatura, o atendimento ao público está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A retomada das atividades se estende aos setores de engenharia e urbanismo com a análise e aprovação de projetos, emissão de “Habite-se”, entre outros.
A Secretaria Adjunta de Obras fica na Avenida Camilo Nogueira da Gama, 250, Botafogo.