Foto: Juranir Badaró
O prêmio é resultado dos investimentos no setor e em ações preventivas
A Prefeitura de Macaé conquistou o segundo lugar no Prêmio Brasil Sorridente, concedido anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia, com apoio do Ministério da Saúde. A premiação é dada a municípios que se destacam na implementação de políticas públicas no setor de saúde bucal. O reconhecimento de Macaé, com menos de dois anos de implantação do Programa Brasil Sorridente, reforça a qualidade no serviço prestado à população. A cidade será homenageada no dia 21 de outubro, em solenidade que será realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Macaé concorreu com municípios do estado do Rio de Janeiro na categoria de 50.001 a 300.000 habitantes, sendo considerados dados do Censo IBGE 2010. O município ficou à frente de cidades como Nilópolis (3º), Três Rios (4º) e Maricá (5º) e, atrás apenas de Rezende, município referência neste segmento.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Paulo Seady, a premiação mostra que a odontologia do município tem desenvolvido um trabalho progressivo. “Esse é um reconhecimento da contribuição de todos os servidores dos setores odontológicos em conjunto”, destaca.
A aposentada Oswaldina Francisco, de 91 anos, faz tratamento de prótese dentária no Centro de Especialidades Odontológicas há cerca de um ano. “O atendimento é sempre bom, desde a recepção até o dentista” frisa. Já a Aline pontes, que veio de Recife, mora em Macaé há 10 anos, iniciou o tratamento de Canal há cerca de três meses. “Minha qualidade de vida melhorou muito após o inicio do tratamento, já não sinto mais dores”, revela.
Prêmio Brasil Sorridente - O prêmio é resultado dos investimentos de melhoria no setor e do desempenho das ações preventivas realizadas pela Secretaria de Saúde por meio da Subsecretaria de Saúde Bucal, que aumentaram a qualidade do serviço prestado à população e diminuíram os atendimentos emergenciais.