Oitava edição da Brasil Offshore supera expectativas

25/06/2015 23:07:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Flávio Sardou

Prefeito se reuniu com o representante comercial da Embaixada da França

A oitava edição da Brasil Offshore - Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que termina nesta sexta-feira (26), em Macaé, está superando as expectativas de quem participa do evento que começou na terça-feira (23). Empresários, representantes de grandes instituições e empresas foram unânimes em declarar, nesta quinta-feira (25), que o momento é da consolidação e da superação e que o evento está sendo melhor do que esperavam.

Para o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, esta edição da Brasil Offshore está surpreendendo.

- A feira está fantástica. Superou as expectativas. Onde havia incerteza e insegurança, hoje, não existe. Então, este é o momento de avançar, respeitando os limites. Este é o momento de Macaé avançar, do petróleo avançar - avaliou Dr. Aluízio.

Quinze empresas francesas de óleo e gás estão presentes na Brasil Offshore. Nesta quinta-feira (25), o representante comercial (Business France) da Embaixada da França, Hamza Belgourari; o representante da SGAI, Tayeb Benkhelfallah; o gerente de vendas para o Brasil do Grupo Courbis, Maurício de Souza, e o engenheiro de desenvolvimento de negócios da Absoger, Alejandro Martinez, conversaram com o prefeito Dr. Aluízio, no estande da prefeitura montado na feira.

- Participamos do evento com objetivo de promover e desenvolver parcerias tecnológicas e de inovação com empresas brasileiras para o mercado local, a médio e a longo prazos. E também a internacionalização de empresas brasileiras em parceria com as francesas. É um trabalho de mão dupla, dinamizando o mercado. Somos os representantes internacionais mais fortes da feira, demonstrando a intenção real das empresas francesas em desenvolver parcerias a médio e longo prazos - disse Hamza Belgourari.

Para o diretor executivo (managing director) da Oil States, Márcio Robles, a Brasil Offshore está sendo melhor do que a empresa esperava. "O ambiente ainda é produtivo. Esse sucesso é reflexo da perfeita união entre órgãos públicos e privados que souberam criar um ambiente favorável aos negócios", comentou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães, esta edição da Brasil Offshore é a consolidação da superação.

- O desafio era fazer. A adesão tanto das empresas, consolidando operações, quanto da presença de público, está sendo enorme. Diante de um cenário retraído, o mercado procura dar a volta por cima. Isto está acontecendo aqui. As empresas estão se relacionando e buscando atalhos - destacou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Antonio Martius Gondim, a Brasil Offshore superou a previsão da instituição. "Nossa expectativa está além do esperado. A parceria neste momento é muito importante, por isso, estamos de 'mãos dadas': prefeitura, Firjan, Acim e Rede Petro-BC. Isso é imprescindível. Aqui na feira são feitos os contatos, os negócios acontecem pós-feira", analisou.

Rodadas de Negócios

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, visitou também o espaço onde são realizadas as Rodadas de Negócios, promovidas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), em parceria com o Sebrae/RJ. O evento reúne 20 empresas âncoras, entre nacionais e internacionais, com a participação de 113 fornecedores e mais de 400 reuniões agendadas que aconteceram quarta e quinta-feira (24 e 25). A previsão é que cerca de 80% das reuniões gerem perspectivas de negócios pelos próximos 12 meses.

- Nesse momento de crise em que vinte grandes empresas âncoras se interessam em conversar com fornecedores em 400 reuniões mostra um retorno dessas grandes empresas em conhecer novos fornecedores potenciais. A convicção é que foi um sucesso. A expectativa está acima do que esperávamos e que, sem dúvida, vai ser expressada em resultados positivos para essas empresas - informou o superintendente da Onip, Alfredo Renault, nesta quinta-feira, no encerramento das rodadas.

O diretor de RH & Conteúdo Local da Schlumberger, Ricardo Matheus Santos, informou que a empresa participou das Rodadas de Negócios em 35 reuniões com pequenos e médios fornecedores em potencial, além de reativar e atualizar contatos anteriores.

- Avaliamos como muito positivas essas reuniões. Estamos voltados para o desenvolvimento industrial de base para nos tornarmos mais competitivos, focados no conteúdo local. Tanto para a capacitação, quanto para melhorar a qualidade do fornecedor local da indústria de base - explicou.


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