Oitavo aniversário do HPM é comemorado com celebração ecumênica

30/03/2012 14:51:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Funcionários e autoridades comemoraram o oitavo aniversário do HPM

Para comemorar o oitavo aniversário de funcionamento do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), foi realizada na manhã desta sexta-feira (30) uma celebração ecumênica. Ao longo dos últimos anos, várias foram as conquistas e avanços que marcaram essa trajetória.

Presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé e secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressaltou que as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos na gestão da saúde foram superadas com muito trabalho e dedicação de todos os profissionais.
Eduardo revelou ainda que o município foi habilitado em Gestão Plena do Sistema de Saúde.

— A gestão plena significa que o próprio município será responsável financeira e administrativamente pela saúde pública local, desde a atenção primária ou básica até os casos de média e alta complexidade, com repasses de recursos do Ministério da Saúde direto para o fundo do próprio município — explicou.

Eduardo Cardoso acrescenta ainda que o município habilitado em Gestão Plena passa a receber fundo a fundo os recursos para a atenção básica especializada e especializações. “Com a gestão Plena do Sistema, busca-se a atenção integral a saúde da população”.

O secretário falou ainda da inauguração da Central de Regulação de Ambulâncias e da nova sede do Pronto Socorro do Centro, na próxima segunda-feira (02). Ele anunciou que já foram adquiridas mais 13 ambulâncias, o que totalizará 18 novos veículos.

— Com a inauguração da Central de Regulação de Ambulâncias, faremos com que o HPM exerça sua real função que é salvar vidas. Com o funcionamento da Central ,o HPM se tornará um hospital referenciado, onde os casos de emergência chegarão somente por ambulância — ressaltou.

O diretor superintendente do HPM, Felipe Barreto, agradeceu o empenho e a dedicação de cada profissional que é responsável pela condução de todo trabalho diário para manter a unidade.

— Nesses três anos à frente do HPM, é importante pontuar algumas ações como quatro captações de órgãos, criação das comissões de ética e de revisão de prontuário e credenciamento do hospital em unidade de ensino — pontuou.

Outro ponto destacado por Felipe foi a implantação do Plano de Cargos e Salários, que beneficia os funcionários com um percentual de aumento sobre os vencimentos de 20%. “O hospital vem ampliando sua abrangência, atendendo moradores de toda região, o que aumenta ainda mais nosso desafio”, frisou.

Alguns projetos estão em andamento como a compra de novos equipamentos. Os levantamentos já foram finalizados e em breve será iniciado o processo licitatório. O credenciamento do hospital para alta complexidade é outro projeto que está sendo viabilizado pela equipe técnica da instituição.

O diretor técnico do hospital, o médico Luiz Carlos Bueno destacou o potencial da unidade que é salvar vidas. “O HPM é um hospital de porte que mais atende a população da região, com qualidade diferenciada, pois conta com profissionais de 30 especialidades diferentes de plantão 24 horas. Por mês são realizadas uma média de 700 atendimentos de emergência, o que significa pacientes que chegam de ambulâncias”, disse.


Fotos Relacionadas