Foto: Robson Maia - arquivo
As corredeiras do Rio São Pedro, em Glicério, já receberam diversos campeonatos de canoagem
Macaé pode receber equipes para treinamento e aclimatação de vários esportes nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o "Moacyrzão", já foi selecionado pelo Comitê Organizador. A confirmação do local deve acontecer após a construção de uma rampa de acessibilidade, obra prevista para o primeiro semestre deste ano. A informação foi dada pelo gerente de convênios e projetos da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), Carlos Alberto Pessanha Dias.
Em agosto será aberta uma nova janela de inscrições. Na oportunidade, Macaé deve tentar inscrever novamente o Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, o Pólo de Canoagem de Glicério (na região serrana) e a Lagoa de Imboassica. Para que o cadastramento seja aprovado, é necessário que o município apresente os projetos de adequação nestes locais às normas estabelecidas pelo Comitê Organizador.
- O Ginásio precisa passar por uma reforma que inclui até a instalação de elevadores. Já em relação a Glicério e a Lagoa, são pequenas obras no entorno. Passamos recentemente para o Comitê Organizador informações climáticas como temperatura máxima e mínima, umidade relativa do ar, nível pluviométrico, ventos predominantes e intensidade dos ventos dos últimos cinco anos. A Infraero nos auxiliou com esses dados - informou Carlos Alberto.
Ele também ressaltou que o Comitê recebeu fotos do "Moacyrzão", feitas pelo fotógrafo Diego Silva de Souza. Outra exigência é a apresentação de dados como distância e possibilidades de deslocamento de hospitais, aeroporto internacional e rede hoteleira até os locais que podem servir como treinamento. Macaé está entre as 73 cidades brasileiras consideradas aptas a receber federações esportivas internacionais visando a concentração, aperfeiçoamento e aclimatação às condições locais para os jogos do Rio de Janeiro.