logo

Orçamento Participativo é tema de encontro regional em Macaé

25/01/2013 21:52:00 - Jornalista: Rafaela Ribeiro

Foto: Maurício Porão

O Orçamento Participativo (OP) foi pauta, nesta sexta-feira (25), de encontro do vice-prefeito de Macaé, Danilo Funke , com Arquimedes Andrade, ex-secretário de Ordem Pública de Diadema (SP), cidade onde teve início o Orçamento Participativo no Brasil, em 1983.

Andrade mostrou à equipe do gabinete do vice-prefeito de Macaé os erros e acertos do que foi um marco na democracia brasileira. A palestra contou ainda com a presença de autoridades políticas da região, que vieram se espelhar no modelo a ser implantado em seus municípios.

O Orçamento Participativo é um projeto que visa a inserção da população no debate sobre onde deve ser direcionada uma parcela, geralmente de 5%, da verba total do município. Funke, que define o OP como a forma inicial do exercício pleno da democracia, ressaltou a importância do projeto e seu papel na sociedade. “Em 2010 e 2011 iniciamos esse movimento com a tentativa de estimular a participação popular, acredito que essa deve ser uma política de estado e tem que virar realidade em todos os municípios”, afirma.

Ao iniciar sua fala, Andrade apresentou os conceitos de cidadania e questionou o formato de democracia atual. “Nós temos dois modelos de cidadania: Passiva, onde o Estado determina as transformações, e a ativa, onde os próprios cidadãos participam das decisões públicas. Nossa democracia é incompleta e os modelos de gestão onde a população é o agende da mudança alteram esse quadro”, define.

Outro ponto abordado foi a importância do uso de tecnologias aplicadas ao projeto. “Hoje não podemos ignorar que o uso da internet, telefone e outros é uma das principais formas de integração. A participação popular deve se dar também aos meios eletrônicos. O mundo se comunica pela internet hoje. Quem não aplicar este recurso vai ficar para trás”, explica.

Participaram da palestra também o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Alexandre Fernandes dos Santos; o vice-prefeito de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa (PT); o vice-prefeito de Búzios, Dr. Carlos Alberto Muniz; o vereador petista de Campos dos Goytacazes, Marcus Weber; o subsecretário de Juventude de Búzios, Rodrigo Soares; e o secretário do PT de Búzios, Marcos Viana.