Foto: Maurício Porão
A reunião com moradores do bairro aconteceu na noite desta quinta-feira (18)
As eleições para delegados, que irão compor o Conselho do Orçamento Participativo, continuam nos bairros do município. A Prefeitura de Macaé realizou, na noite desta quinta-feira (18), uma reunião com moradores do Jardim Santo Antônio, setor verde, na Escola Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro. O processo segue até a primeira quinzena de outubro no cumprimento da Lei 3432/2010. A equipe percorrerá localidades onde ainda não foi eleito um representante. A próxima será as Malvinas, na terça-feira (23), a partir das 18h, no Colégio Municipal Eraldo Mussi, localizado na Rua H, nº 486. Os candidatos devem ser moradores do bairro há mais de um ano.
O secretário da Câmara Permanente de Gestão, José Walmir, afirmou que o Orçamento Participativo é uma lei municipal que prevê a aplicação de 5% dos recursos em obras e serviços escolhidos pelo conselho. “A representatividade da população é fundamental, pois, em conjunto com o poder público, é possível melhorar a qualidade de vida desta cidade com ações que todos merecem. Temos que elencar as necessidades, mas também definir as prioridades para cada setor”, acrescentou José Walmir.
No Jardim Santo Antônio, os eleitos foram Leonardo Malheiros (delegado) e Isabel Cristina Junger (suplente). “Estamos aqui para contribuir e trazer melhorias para o nosso bairro. O Orçamento Participativo é a oportunidade que a população tem de opinar e, desta forma, destacar as necessidades”, disse Isabel, moradora do bairro há 25 anos.
Nesta semana, as eleições já aconteceram nos bairros Brasília, Ajuda de Cima, Imburo e Santo Amaro. O calendário de eleições prossegue no dia 25 de setembro, às 18h, no Colégio Municipal Raul Veiga, em Glicério (setor laranja), incluindo representantes da localidade de Córrego do Ouro (setor cinza).
O último setor a receber a equipe do Orçamento Participativo é o vermelho. No dia 30 deste mês, as reuniões acontecem, às 18h, na Escola Municipal de Educação Infantil Átila de Aguiar Maltez Júnior, localizada na Rua Lira dos Conspiradores, 102, Cajueiros. No espaço, também poderão participar moradores do Alto dos Cajueiros. Nesta mesma data terá eleição no Centro, em local ainda a ser definido.
Conselho - Para compor o Conselho do Orçamento Participativo tem que ser delegado. Após o período de escolha de delegados serão realizadas reuniões para esclarecimentos sobre a Lei do Orçamento Participativo e a expectativa é que, em novembro, todos os delegados sejam empossados para composição do conselho.