Orçamento Participativo elege novos delegados

27/09/2013 17:00:00 - Jornalista: Assessoria Vice-Prefeito

Durante essa semana, o programa Orçamento Participativo realizou as primeiras plenárias que elegeram os novos delegados e seus respectivos suplentes. Eles vão acompanhar e fiscalizar a execução das obras escolhidas pela população. Ao todo foram eleitos 13 delegados dos setores Vinho e Marrom, que abrangem a Região da Ajuda, Barra de Macaé e Aeroporto. As reuniões, que aconteceram em escolas municipais, decidiram também quais as prioridades de cada localidade.

As reuniões contaram com o comparecimento em peso da população, que contribuiu apontando as demandas dos bairros participantes. O exercício da cidadania também foi elogiado pelos que compareceram, como é o caso de Sebastião dos Santos, eleito delegado. “Estou com muito orgulho de ver essa sala cheia. As reuniões do OP, antigamente, não tinham nem 50 pessoas. Desejo que continuemos assim” comemora.

O vice-prefeito e gestor do programa, Danilo Funke, presente nas reuniões, ressaltou a importância de uma política participativa, na qual a população não depende de representantes para dizer o que ela precisa.

Durantes as plenárias, o coordenador do projeto, Fabrício Paes, explicou o objetivo do programa. “Esse é o espaço que o cidadão tem para definir o que ele considera prioritário dentro da sua comunidade, sendo o delegado eleito a ponte entre as duas esferas. Além disso, ele trabalha junto à equipe do OP, fiscalizando e, desta forma, contribuindo para uma melhor aplicação do dinheiro público”, atestou.

A população recebeu um questionário no qual foram apontadas as principais necessidades dentro da comunidade: ao todo foram 250 questionários preenchidos. Os moradores definiram onde há maior necessidade de investimento, sendo possível votar em várias vertentes como: educação, saúde, lazer e saneamento básico.