Foto: Kaná Manhães
Reuniões aconteceram nesta quarta-feira nos bairros Mirante da Lagoa e Botafogo
Moradores dos bairros Mirante da Lagoa, Vivendas da Lagoa, Morada das Garças, Jardim Guanabara, Área Escola Técnica, Botafogo, Novo Botafogo e Morro do Lazaredo definiram, nesta quarta-feira (04), durante reunião de implantação do Orçamento Participativo (OP) em Macaé, quem são os delegados responsáveis por fiscalizar o processo do orçamento e quais as prioridades para cada comunidade.
O encontro aconteceu simultaneamente no Salão da Associação de Moradores, na Praça do Mirante, e no Colégio Municipal Botafogo, onde os moradores puderam conhecer com mais detalhes a finalidade do OP, que, já a partir de 2011, vai destinar 5% dos recursos para investimentos no Orçamento Geral do Município em obras e serviços escolhidos pelos moradores dos bairros e distritos.
Quem não comparece à reunião também pode opinar no Formulário de Indicação, disponível até o dia 25 de agosto, no site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br/op. Para participar, basta ser maior de 16 anos, possuir CPF e ser morador da comunidade. O resultado com todos os pedidos e a relação dos delegados e suplentes escolhidos serão divulgados pela Câmara Permanente de Gestão (CPG) após o término de todas as 54 reuniões, previsto para o final do mês de agosto.
Segundo os moradores do Botafogo que estiveram na reunião nesta quarta-feira, as prioridades para o bairro são a implantação de uma agência bancária, melhorias na rede de esgoto, asfaltamento e construção de uma sala de informática que possibilitará mais recursos para os alunos do Colégio Municipal Botafogo. Já no Mirante da Lagoa as reivindicações da população foram para aumentar a limpeza no bairro, obras de duplicação da Rodovia Amaral Peixoto e a despoluição da Lagoa.
- Precisamos de saneamento básico e de asfalto nas ruas que ficam cheias de água e esgoto quando chove, época em que, para sairmos de casa, temos que passar por água suja, ressaltou José Adeilton, morador no Novo Botafogo.
O presidente da Associação de Moradores do Mirante da Lagoa, Sérgio Augusto Neves, disse que o bairro carece de limpeza mais freqüente, a Lagoa precisa ser despoluída e a Rodovia Amaral Peixoto, duplicada.
Nesta quinta-feira (5) a reunião acontece, a partir das 18h30, na Escola Parque Municipal Wanderlei Quintino Teixeira, para os moradores das Malvinas e Nova Malvinas, e no Auditório do Ginásio Poliesportivo, para a população do Riviera Fluminense, Cancela Preta (junto com Francisco Alves Machado, do Bairro Riviera Fluminense), Novo Horizonte e Sol y Mar.
Na sexta-feira (6), o encontro será no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, para as pessoas do bairro Miramar, Jardim Pinheiro e Morro Santa Mônica e também na Escola Municipal Christos Jean Kousoulas, para os moradores do Nova Esperança e Nova Holanda.
- A população deve participar das reuniões porque só assim pode exercer a sua cidadania e cobrar do poder público as melhorias para a área em que vive, destacou o coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos. Ele acrescentou que o Orçamento Participativo está previsto na Lei Orgânica (LOM), artigo 122-A.
A Comissão Técnica de implantação do OP é composta, além da CPG, pelas secretarias municipais de Planejamento e de Governo, membros do gabinete da vice-prefeita; da Procuradoria Geral do Município; do Controle Interno; Secretaria Municipal de Fazenda; Programa Macaé Cidadão; e da Agenda 21.
Entre em contato com a equipe do Orçamento Participativo:
Endereço: Rua Tiradentes 240 – Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone: 2763-7026
E-mail: op@macae.rj.gov.br
Internet: www.macae.rj.gov.br/op