Foto: Ana Chaffin
Resultado com todas as reivindicações serão divulgadas pela Câmara Permannte de Gestão
Moradores das localidades do Lagomar, Engenho da Praia e Cabiúnas se reuniram na segunda-feira (26), no Colégio Municipal Balneário Lagomar e no Colégio Municipal Engenho da Praia para mais uma das reuniões do Orçamento Participativo (OP), na qual define quem será o delegado representante da comunidade e quais as principais obras e serviços que devem ser feitos na região, de acordo com a opinião dos moradores, utilizando 5% dos recursos destinados aos investimentos no orçamento geral do município.
A reunião no Colégio Engenho da Praia, teve uma das maiores participações dos moradores, que discutiram e questionaram as ações do orçamento e as necessidades emergenciais do bairro. Nas principais reivindicações feitas estão as questões da má distribuição de água e a necessidade da ampliação do número de escolas e creches na localidade.
Para a moradora Eledir Rocha, a principal prioridade do Engenho da Praia é a ampliação das escolas e a construção de novas creches. “Sou funcionária da escola e sei que há uma grande procura por vagas, até mesmo de pessoas de outros municípios, que acabam não encontrando. Eu como mãe e moradora vejo a dificuldade dessas mães, que tiram do pouco salário que ganham, dinheiro para pagar uma creche para poderem ir trabalhar”, disse Eledir.
Já para Rosivania Cardoso, no momento, a necessidade do bairro é aumento do número de transportes públicos, com o cumprimento dos horários estipulados, principalmente durante à noite, horário em que muitos estão voltando para a casa. “Além da melhoria no transporte, também é preciso a construção de um espaço de lazer e cultura para ocupar o tempo das crianças que acabam ficando sem fazer nada após a escola”, acrescentou a moradora.
Amélia Guedes, coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, contou que a participação dos moradores nas reuniões está sendo grande e que toda a comissão do orçamento participativo está atingindo o objetivo de trabalho na medida em que a população comparece e colabora com as indicações durante o encontro. “A reunião do Colégio Engenho da Praia teve uma das melhores participações da população, que perguntou e tirou todas as dúvidas a respeito do processo do orçamento participativo”, explicou Amélia.
Por estes mesmos caminhos, seguiu a reunião no Colégio Municipal Balneário Lagomar. O desejo de melhoria dessa população passa principalmente pela construção de creche, praça pública para o lazer e questões de saneamento básico compõem as reivindicações da comunidade.
O grupo presente na reunião no Balneário Lagomar decidiu, coletivamente, por escolher em conjunto as três propostas para preencher o formulário. O presidente da Associação dos Moradores do Lagomar explicou:
- Nossas reivindicações são muitas e lutamos pela melhoria da condição de vida aqui da população. Muitas coisas já estão garantidas; obras estão em andamento e previstas, como a UPA; assim, seria melhor escolhermos em conjunto outras coisas urgentes, mas que não estão previstas ainda no orçamento geral da prefeitura. É importante fortalecer o elo de comunidade para decidir o que queremos, pois a cidade cresce assustadoramente.
Os escolhidos pela população presente na reunião, para serem os seus representantes junto ao poder público são Fábio Rogério Correia e Adenilson Carvalho Queiroz, este morador do bairro há 11 anos:
- O orçamento participativo é uma nova ferramenta de trabalho, pois por vezes, o orçamento normal pode ser investido em outra obra que passou a ser prioridade. Com o orçamento participativo a vontade das pessoas vira lei e temos instrumentos para cobrar e o que foi definido não muda, animou-se Adenilson.
Assim, partindo desta proposta, em coletivo, a população do Lagomar que, hoje, gira em torno dos 40 mil, anotou as três prioridades e depositou sua esperança nas urnas. A questão do abastecimento de água também foi uma discussão levantada pelos moradores, que sofrem com problemas junto a Cedae.
Aqueles que não puderam comparecer à reunião, podem participar através do portal do Orçamento Participativo, no site da Prefeitura (http://sistemas.macae.rj.gov.br/op), até 25 de agosto e preencher o formulário com identificação e três indicações das principais obras e serviços que devem ser realizados no bairro. Para preencher o Formulário de Indicação é preciso ser maior de 16 anos, possuir CPF e ser morador do local.
O resultado com todos os pedidos e a relação dos delegados escolhidos serão divulgados pela Câmara Permanente de Gestão (CPG) após o término de todas as 54 reuniões, previsto para o final do mês de agosto.