logo

Orientação curricular terá Macaé como foco

21/12/2011 10:57:58 - Jornalista: Andréa Lisboa

Conhecer para preservar. Essa é a proposta da Secretaria de Educação para Macaé com a reformulação do Caderno de Orientação Curricular (COC) que começará a ser feita no próximo ano letivo com a participação dos professores do segundo segmento do Ensino Fundamental da rede municipal. As alterações abrangerão as disciplinas de Ciências e de História, que passarão a ter foco regional.

Essa proposta partiu do ‘Programa de Educação Ambiental da Rede Municipal de Educação’, que contempla as disciplinas de Ciências, de História e de Geografia. Este ano a Educação já se mobilizou para a formação continuada dos professores nos conteúdos voltados para o município em encontros mensais durante os horários de atividade do professor. O novo COC deverá vigorar a partir de 2013.

— Professores dessas disciplinas desejam essas mudanças no COC e sentem necessidade de formação para trabalharem com os novos conteúdos. Isso foi verificado por meio de questionários direcionados a eles. A intenção é que outras disciplinas sejam agregadas ao programa — explica o secretário de Educação, Guto Garcia.

A coordenadora de Ciências, Martinha Pimentel Machado, explica que a proposta é oferecer conhecimento sobre Macaé em seus aspectos socioambientais, levando em consideração o processo. “Por isso estão associadas as disciplinas de Ciências, de história e de geografia. Toda a transformação que a cidade teve precisa ser compreendida. Quando você passa a conhecer, surge a vontade de conservar e de preservar”, salienta.

O coordenador de História, Marcelo Abreu Gomes, pontuou que essa meta é de longo prazo, mas é importante por contribuir para que o estudante perceba a identidade do município e crie vínculos e sentimento de pertencimento a ele. “Integrando disciplinas facilitamos o aprendizado e aumentamos a importância prática dos conteúdos”, completa o coordenador.

Também estão previstas nas alterações do COC a inclusão dos conteúdos de química, física e biologia a partir do 6º ano de escolaridade. A Secretaria de Educação ainda irá elaborar um material didático o para trabalho com os conteúdos específicos do município de Macaé.

Formação continuada - Este ano foram iniciados os trabalhos de preparação para as alterações no atual COC, que foi implementado em 2007. A primeira ação foi a formação continuada em Educação Ambiental de professores em encontros mensais durante os horários de atividade. Ela aconteceu em um escola polo no Centro, o Colégio Municipal Prof. Maria Isabel Damasceno Simão, e em três escolas pólo na Região Serrana. Em 2012 essa formação prosseguirá.

Os encontros para formação continuada em conteúdos da disciplina de História aconteceram mensalmente na sede da Secretaria de Educação. Essa disciplina apresentou temas baseados em ecossistemas do município com foco nas ações dos seres humanos sob o meio ambiente. Foram abrangidos os temas: indígenas da região, os setes capitães, o canal Campos-Macaé, a ferrovia, a cana de açúcar, entre outros. Todo o material dos encontros foi disponibilizado aos professores através de um blog. “Estamos propondo uma eco-história”, diz Marcelo.

Conhecendo os ecossistemas - A segunda ação planejada que teve início este ano foram as saídas de campo com os professores. O projeto piloto aconteceu no Colégio Municipal Engenho da Praia. A primeira saída de campo contou com a participação de cerca quinze professores das áreas de Ciências, de Geografia e de História. Também do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, no Novo Cavaleiros, partiu uma saída de campo para estudo da Lagoa de Imboassica. Para o próximo ano, estão previstas saídas a partir do Colégio Municipal Botafogo, para estudo do Manguezal da localidade, e ainda do Ciep Municipal Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, para estudo do Canal Macaé-Campos.