Foto: Raphael Bózeo
A apresentação aconteceu no auditório da Cidade Universitária na última segunda-feira (31)
O projeto CApAS é um movimento pedagógico desenvolvido pelos professores do setor curricular de Linguagens do Colégio de Aplicação de Macaé (CAp) e foi criado há 12 anos, junto com a fundação do Colégio. É um projeto autoral e tem por objetivo sempre discutir temáticas relevantes para os adolescentes da instituição e para a sociedade como um todo. Além de acontecer na própria Cidade Universitária, o CApAS é levado para outras instituições de ensino municipais.
Segundo a professora Mônica Melo, coordenadora do setor de linguagem do CAp, além do projeto levar beleza com as mais variadas formas de expressão corporal, na área de linguagem, estimula a produção artística, a escrita, as pesquisas culturais, a dança, teatro, bem todas as produções artísticas de forma geral. “Os estudantes fazem trabalhos autorais, inéditos e incentivam outras crianças a também produzirem e apresentarem ao restante do colégio”, disse.
O tema deste ano é: “Os limites da liberdade da expressão” e a apresentação aconteceu no auditório da Cidade Universitária na última segunda-feira (31). O Projeto é dividido em três etapas. A primeira foi uma roda de conversa, um seminário sobre debatendo a liberdade de expressão num mundo tão difícil e controverso. Tema este, considerado necessário e contemporâneo, destacando pautas como: mídia, racismo, consumo, discursos de ódio, cultura do cancelamento, etc.
Para a professora Renata Alfradique, coordenadora pedagógica do CAp, toda a equipe de linguagem se envolveu nas ações e as apresentações foram lindas. “Depois do seminário, passamos para as apresentações dos trabalhos, que contaram com o seminário e depois a apresentações dos trabalhos com várias formatações artísticas. O mais interessante é que todo o trabalho foi feito por adolescentes, para os adolescentes”, destacou.