logo

Ouvidoria é tema de encontro em Macaé

12/04/2010 22:10:03 - Jornalista: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de divulgar o setor da ouvidoria, Macaé será palco do I Encontro de Ouvidoria e Cidadania da região. O evento, que ocorre nesta terça-feira (13), reunirá palestrantes de todo o Estado do Rio de Janeiro, abordando a parte histórica e os diversos setores da ouvidoria. O encontro será no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), na Estrada da Virgem Santa, sem número – quadra 2, no bairro Virgem Santa, a partir das 8h30m.

O encontro é realizado pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – seção Rio de Janeiro, presidida por Rui Maldonado, em parceria com a Representação Regional de Macaé – III região, representada pelo Ouvidor Geral de Macaé, Décio Braga. Este encontro firma ainda o município como sede da III Região.

Décio lembra que o ouvidor possui um papel fundamental na sociedade. “Somos mediadores de conflitos e, com isso, buscamos sempre uma solução para os problemas apresentados pelos cidadãos. Lembrando que a ouvidoria é um canal para a empresa saber a opinião das pessoas, por isso ela recebe desde críticas a sugestões e elogios”, disse, durante reunião com o ouvidor adjunto da prefeitura de Macaé, Waldir Júnior, o coordenador de Marketing da Secretaria de Comunicação de Macaé, Éliton Coelho e o assistente da ouvidoria Pablo Ramon, para acertar os últimos detalhes do evento.

A Ouvidora Geral da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcia Lopes, uma das palestrantes do evento, fala da importância da realização de um evento como este. “Acho esta iniciativa da ABO muito importante para a disseminação do fomento da ouvidoria dentro do Estado do Rio, setor este que vem para estreitar a relação entre empresa e cidadão. A minha palestra abordará o Sistema Único de Saúde (SUS) e o funcionamento da secretaria de Saúde e Defesa Civil do estado”, explica.

Para o empresário do ramo imobiliário, Júlio Caldas, este evento deixará a sociedade mais informada do papel exercido pela ouvidoria dentro das empresas. "É com muita satisfação que apoiamos este evento de grande importância para a sociedade, não só macaense, mas de todo o estado do Rio de Janeiro. Pois, com isso, teremos cidadãos mais conscientes de seus direitos", finaliza o empresário.

A terceira região engloba 17 municípios. São eles: Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São João da Barra, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

O encontro conta com o apoio da Fundação Macaé de Cultura, do FUMDEC, Câmara de Vereadores de Macaé, da Firjan – SESI/SENAI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RJ), Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Câmara de Dirigentes e Logistas de Macaé (CDL), Júlio Caldas Imóveis, Mil Artes Comunicação Social, Gráfica Silva Santos e Click Macaé.


Abaixo a programação completa do evento:
- 8h30: Recepção e credenciamento
- 9h30: Abertura oficial
- 10h: Palestra com a Juíza Federal Angelina Siqueira – Tema: Cidadania e Ouvidoria como instrumento de aperfeiçoamento. Ouvidoria como alternativa de conflitos
- 10h40: Intervalo
- 11h: Painel Institucional - Tema: Ouvidoria presente, passado e futuro
Palestrantes: Rui Maldonado - Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO)
Gilberto de Lucena - Presidente do Conselho Deliberativo da ABO - RJ
Décio Braga – Representante Regional e Ouvidor Geral de Macaé
12h: Almoço
14h Painel Setorial – Com profissionais debatendo sobre a ouvidoria em diversas áreas
- Ouvidoria na Saúde: Márcia Lopes, Ouvidora Geral da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro
- Ouvidoria na Educação: José Augusto, professor da Secretaria de Educação, e Fred Schiffer, representante da Unigranrio.
- Ouvidoria no Setor Público: Karina Continentino Porto, Ouvidora Geral do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN) e Marcos Fonseca, Ouvidor da Secretaria de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro.
- Ouvidoria no Setor Privado: Walcyr Ricardo B da Silva, Ouvidor do SEBRAE/RJ
- Ouvidoria na Previdência Complementar (Acolhimento e Humanização): Vanda Ferreira, Ouvidora da Petros.
16h:30m: Encerramento