Pacientes do CAPS participam de passeios ecológicos

24/11/2006 16:02:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da prefeitura de Macaé participam, na próxima semana, de um passeio ecológico ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O passeio faz parte do projeto do CAPS de integrar o paciente com a comunidade em que vive, conhecendo os pontos turísticos do município.

O passeio sai da sede do CAPS, no Centro da cidade, às 9h30. O grupo fará uma caminhada até a Lagoa de Jurubatiba, onde será realizado um mutirão de limpeza. Logo após, os pacientes participam de uma oficina de reciclagem, que será ministrada pela equipe de terapia ocupacional. O próximo passeio do grupo será no dia 11, com caminhada na Praia Campista, até o Farol Velho, passando pela passarela ao lado da Petrobras.

O CAPS é um dispositivo de atenção diária para as pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental (psiquiátrico) grave e persistente. A proposta é promover a inserção social destas pessoas, impedindo que vivam um circulo vicioso de isolamento e internação em hospitais psiquiátricos.

A unidade oferece atendimento de 8h às 18h, com oficinas terapêuticas, atendimento individual, grupo de familiares, oficinas de geração de renda, oficina de capoeira e teatro, oficina de humor, entre outros.

De acordo com o gerente do Programa de Saúde Mental, Dr. Júlio César Silveira, o trabalho é realizado através de parcerias com vários órgãos e instituições como DST/AIDS, Porto, Conselho do Portador de Deficiência, Conselho Tutelar, Núcleo de Saúde Mental, CECCO-Horto, entre outros.

A equipe do CAPS é composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, oficineiros, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos, porteiros, copeira, além de voluntários.