logo

Pacientes do Centro de Reabilitação recebem novas próteses e órteses

15/09/2011 15:22:00 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Pacientes do Centro de Reabilitação recebem novas próteses e órteses

Nesta quinta-feira (15), a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) de Niterói, em parceria com a Secretaria de Saúde de Macaé, fez uma entrega de 25 equipamentos para melhorar o dia-a-dia dos pacientes do Centro de Fisioterapia e Reabilitação do município. São próteses, òrteses e cadeiras de rodas especiais, entregues aos que passaram por avaliação durante a última visita.

De acordo com o gerente da oficina ortopédica da AFR, Antônio Lobato, a maior necessidade são as órteses infantis, que auxiliam na recuperação de crianças com deformidades congênitas. “Quanto mais cedo a correção, melhor, pois evitará uma cirurgia”, disse ele.

Foi o caso da pequena Samira, de 10 meses, que nasceu com Mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral, e teve problemas em seus dois pés. Ela recebeu uma calha ortopédica para o pé esquerdo e passará por uma cirurgia no pé direito, que também precisará da órtese. A mãe Fernanda da Silva, que acompanha a meninas desde três meses de idade aos tratamentos, alimentou a esperança. “É muito bom saber que a minha filha poderá andar. Quando a fisioterapeuta falou que ela precisaria de uma calha, não sabia como teria o dinheiro para comprar, mas quando fiquei sabendo da doação, fiquei muito feliz”, disse ela.

Outro paciente atendido durante a visita da AFR foi Antônio Carlos Simões, que passou por avaliação para receber uma prótese. Ele é diabético e, depois de um machucado no pé, precisou amputar a perna. A esposa, que o acompanhava, disse que a família não poderia comprar a prótese, que custa em média R$ 8 mil. “Estou muito feliz, meu marido vai ser mais independente, além de melhorar a autoestima”, afirmou Solange Goulart Simões.

A parceria com a Secretaria de Saúde começou a pedido do próprio município e hoje já atendeu a aproximadamente 50 pacientes. São crianças, adultos e idosos, amputados, paralisados, vítimas de Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico.

Para a coordenadora do Centro de Reabilitação, a fisioterapeuta Jussara Natalino, esse é um trabalho que pretende melhorar a qualidade de vida desses pacientes. “Agora nós estamos ampliando esse atendimento. Estamos avaliando os pacientes da assistência domiciliar”, completou.

A Associação Fluminense de Reabilitação atende a 72 cidades, mas Macaé foi a única do Norte e Noroeste do Estado contemplada com a visita de doação de equipamentos.


Fotos Relacionadas