logo

Pais devem reforçar cuidados com crianças nas férias

23/07/2018 11:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Crianças não têm noção dos perigos a que estão expostas, por isso os adultos devem ficar sempre por perto

Julho é período de férias escolares e os cuidados de pais e responsáveis devem ser redobrados com os filhos. Recentemente um acontecimento chamou a atenção em Macaé: um menino de 11 anos recebeu uma descarga elétrica ao soltar pipa utilizando um fio metálico como linha. O menor J. L.S. foi levado para o Hospital Público Municipal de Macaé, passou três dias no Serviço de Tratamento Intensivo (STI) Pediátrico e depois foi encaminhado para a enfermaria. O menino segue internado e passa bem.

O pai do menor, Orleans Silva de Souza, contou que, naquele dia, o filho pediu para soltar pipa pela manhã no portão de casa. Depois de 30 minutos chamou o filho para almoçar e sem que ele percebesse, o menino saiu e foi brincar na frente da casa quando, de repente, ouviu um estouro e correu para ver e, neste momento, encontrou o filho desacordado no chão, após a descarga elétrica.

- Foi um susto muito grande. Viemos para o HPM e aqui fomos prontamente atendidos, tendo toda assistência necessária. Agora, é aguardar a recuperação e voltar para casa - , disse Orleans.

Segundo ele, o filho estava com um rolo de fio utilizado em cerca elétrica. O menino contou ao pai que com o fio não iria mais perder sua pipa quando alguém fosse cortá-lo.

O médico pediatra Rodrigo Pereira alerta que os pais e responsáveis que devem ficar atentos, pois as crianças não têm noção dos perigos a que estão expostas. "É importante que elas sejam orientadas por um adulto dos perigos. Durante as férias, acidentes com pipa são comuns, como queda de laje e árvore, choque elétrico, cortes e até morte de motociclistas e ciclistas", enumerou.

O pediatra lembra que é sempre importante procurar uma unidade de emergência. No caso de descarga elétrica, a maioria das lesões são internas e as alterações são tardias. Só um profissional pode avaliar o grau de queimadura e indicar o tratamento adequado.

No caso do menor internado no HPM, a eletricidade foi descarregada em uma de suas mãos e atingiu o tórax. O médico ressalta que os choques podem acontecer também com crianças pequenas, por isso, deve-se vedar as tomadas.

O médico fala de outros cuidados que os adultos devem ter com as crianças como orientá-las ao atravessar a rua; guardar medicamentos e produtos de limpeza sempre em local fechado ou de difícil acesso; evitar que elas fiquem perto do fogão e de objetos que possam causar lesões, como de vidro e perfurocortantes; além de manter supervisão redobrada na praia, piscina e lagoa.


Fotos Relacionadas